O senador Aécio Neves do PSDB de Minas Gerais recusou-se a fazer o teste do bafômetro ao ser abordado em uma blitz da Operação Lei Seca na madrugada deste domingo, informou hoje o governo do Rio de Janeiro. Aécio também estava com a carteira de habilitação vencida e teve o documento apreendido pelos policiais. Ele voltava para casa, no bairro do Leblon, zona sul da cidade, após sair com amigos e com a namorada, Letícia Weber.
Segundo nota distribuída pelo governo estadual, Aécio "preferiu não fazer" o teste do bafômetro. Inicialmente, a assessoria do senador afirmou "não saber" se houve de fato um pedido dos policiais para que fosse aplicado o exame para medir um eventual nível de embriaguez. Mais tarde, em nota distribuída à imprensa, a equipe de comunicação acrescentou que o teste "não foi realizado" após os policiais constatarem que a habilitação do tucano estava vencida.
No episódio, Aécio teve de desembolsar 1.149 reais. Recusar fazer o teste de bafômetro é considerado uma infração gravíssima, com aplicação de 7 pontos na carteira e multa de 957 reais. Já dirigir com a carteira de habilitação vencida é uma infração gravíssima e rende 7 pontos. A multa por esta infração é de R$ 191,54.
Os auxiliares do tucano, que optou por não se pronunciar por enquanto, disseram que ele fez aniversário recentemente e não percebeu que a validade de sua habilitação havia expirado. Aécio faz anos em 10 de março.
Segundo a assessoria, ele entregou a carteira ao policial e foi informado de que seria multado, teria o documento apreendido e não poderia seguir viagem. Para que o veículo não fosse apreendido, Aécio chamou um taxista para dirigir o carro até sua casa. Na nota, "O senador cumprimentou a equipe policial responsável pelo profissionalismo e a correção na abordagem feita aos motoristas durante a blitz".
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.