Abrindo o Verbo

CIMI alerta sobre a questão indígena no Maranhão

Gabriel Serra, que é faz parte da assessoria jurídica do CIMI, concedeu entrevista ao Abrindo o Verbo.

Rádio Mirante AM

Gabriel Serra, que é faz parte da assessoria jurídica do CIMI, concedeu entrevista ao Abrindo o Verbo.
Gabriel Serra, que é faz parte da assessoria jurídica do CIMI, concedeu entrevista ao Abrindo o Verbo. (Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS – Um incêndio atingiu as terras indígenas do Alto Turiaçu, no interior do Maranhão. O fogo provocou uma grande destruição na vegetação nativa e mortes de vários animais. Na semana passada, o presidente Lula da Silva sancionou com 34 vetos a Lei 14.701, que trata do reconhecimento , demarcação, uso e gestão de terras indígenas. O assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário no Maranhão (CIMI-MA), Gabriel Serra, falou sobre esse assunto durante a entrevista que concedeu ao programa Abrindo o Verbo da Mirante AM.

“A questão das queimadas, das demarcações. Tudo isso isso ai é um efeito dominó. Então, pelo fato, das demarcações estão ocorrendo em alguns territórios há demarcações e outros há uma expansão da demarcação. Então, tudo isso faz com que os circunvizinhos passam a tocar fogo, passam a invadir para tirar madeira, porque sabem que logo mais vai ter uma possibilidade de proibição de uma entrada”, declarou Gabriel Serra.

Ouça: 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.