SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (19), em entrevista ao programa Ponto Final, na Mirante AM, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticos do Maranhão (Sindomestico-MA), Valdelice de Jesus Almeida falou sobre a Campanha Na Luta por Dignidade.
De acordo com Valdelice de Jesus, um dos objetivos é ampliar a conscientização dessa categoria com os seus direitos trabalhistas. O Sindomestico-MA recebe, em média, 200 mulheres por mês. Em levantamento realizado em 2022 constatou que a maioria da categoria, ou seja, quase 100% é composta por mulheres e mais de 90% são negras.
“Essa campanha é comandada pela professora Flávia Moura do núcleo de pesquisa de comunicação da Universidade Federal do Maranhão e ela procurou sindicato. Que ela estava com esta demanda. Como o sindicato teve seu congresso em 2021 para nossa Federação e nesse congresso saiu uma bandeira para a gente trabalhar essa demanda do trabalho doméstico a escravidão. Então a professora com seu núcleo de pesquisa, nós estamos lançando essa campanha por dignidade”, disse Valdelice.
Ouça.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.