Abrindo o Verbo

Os 200 anos da adesão do Maranhão à independência do Brasil

A historiadora e professora doutora Raissa Gabrielle Vieira concedeu entrevista ao Abrindo o Verbo da Mirante AM.

Rádio Mirante AM

A historiadora e professora doutora Raissa Gabrielle Vieira concedeu entrevista ao Abrindo o Verbo da Mirante AM.
A historiadora e professora doutora Raissa Gabrielle Vieira concedeu entrevista ao Abrindo o Verbo da Mirante AM. (Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS – O Maranhão foi um dos últimos estados a aderir à independência do país em relação a Portugal. Somente no dia 28 de julho de 1823 que o Maranhão aderiu à independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822. 

A historiadora e professora doutora Raissa Gabrielle Vieira concedeu entrevista ao programa Abrindo o Verbo da Mirante AM e explicou sobre o contexto que levou o estado maranhense a ser resistente à independência.

“A possibilidade, então, de se ter um estado independente de Portugal. O Maranhão se insere nesse processo como uma via contrária, porque, os grupos políticos e econômicos aqui na capital tinham relações mais fortes com os negociantes e políticos de Lisboa, de Portugal”, explicou a historiadora. 

Ouça: 


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.