Ponto Final

Lourival Cunha fala sobre a campanha 'Maio Amarelo' e paz no trânsito

O presidente da ONG SOS Vida pela Paz no Trânsito foi o convidado da edição desta segunda-feira (8) do programa Ponto Final

Rádio Mirante AM

Lourival Cunha, presidente da ONG SOS Vida pela Paz no Trânsito
Lourival Cunha, presidente da ONG SOS Vida pela Paz no Trânsito (Thiago Bastos/Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS – Em entrevista realizada na manhã desta segunda-feira (8) no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, o presidente da ONG SOS Vida pela Paz no Trânsito, Lourival Cunha, destacou o trabalho que a instituição vem prestando em prol da conscientização de pedestres e condutores de veículos para um trânsito mais seguro.

Simbolicamente, o mês de maio passou a ser utilizado para alertar a sociedade sobre o alto número de ocorrências de mortos e feridos no trânsito. Em 2014, o Observatório Nacional de Segurança Viária criou o movimento ‘maio amarelo’ para trazer mais engajamento sobre a causa.

"A razão que me levou a fundar o movimento foi pessoal, uma filha minha faleceu no trânsito, mas antes desse fato lamentável, eu já estava muito sensível, observando o trânsito e via, por exemplo, que as mortes no trânsito em princípio são minimizadas: se a pessoa é morta por uma arma de fogo ou por uma arma branca, parece que tem um impacto maior… mas quando um cara bebendo atropela e mata três, fica minimizado. As estatísticas naquela época já eram muito ruins, muito trágicas. Uma cidade média brasileira inteira é dizimada anualmente. O último dado que se tem como oficial é o de 2021, com 33.813 pessoas mortas. Isso é uma cidade média maranhense. No Maranhão, morre-se no trânsito por mês mais do que na tragédia do avião da Chapecoense", afirmou Lourival.

Ouça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.