Ponto Final

Juscelino Filho explica evolução do sinal 5G no Brasil

O Ministro das Comunicações foi entrevistado no programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM

Rádio Mirante AM

Juscelino Filho em entrevista á Mirante AM.
Juscelino Filho em entrevista á Mirante AM. (Marcelo Rodrigues / Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (13) o Ministro das Comunicações do Governo Lula, Juscelino Filho, em entrevista ao programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, falou dos desafios à frente da pasta, dos planos para o futuro e esclareceu as polêmicas recentes envolvendo seu nome.

O Ministro das Comunicações falou sobre o compromisso da inclusão digital, do trabalho de levar conectividade às escolas de todo Brasil, com conexão de qualidade. Além disso, Juscelino Filho, acrescentou que é necessário fazer um letramento digital, uma vez que, muitas pessoas tem acesso mas não sabe manusear os aparelhos.

“Inclusão digital para mim é inclusão social. Hoje no mundo em que a gente vive, a pessoa não estar conectada, não estar tendo esse acesso, não é justo. Então a gente vai trabalhar para que a gente consiga levar conectividade a todos os brasileiros. Desse plano de inclusão digital, vai sair um plano de ação setorial para que a gente leve conectividade para cada área”, disse Juscelino Filho.

Sobre a conectividade 5G, o ministro  explicou que o serviço está em evolução, que no momento o sinal já está em todas as capitais e que para 2023 a expectativa é de ter uma antena com 5G para cada 50 mil habitantes.

“5G exige muita infraestrutura, muita antena, isso significa investimento e as operadoras não conseguem fazer isso tudo da noite pro dia. Isso tudo vem sendo executado. Em 2022 nós temos instalado aqui na capital uma antena 5G para cada 100 mil habitantes, agora em 2023 em julho nós já vamos ter uma antena para cada 50 mil habitantes e em julho de 2024 será uma antena para cada 30 mil habitantes", afirmou o Ministro.

Sobre a polêmica recente, envolvendo os valores de diárias para viagens, Juscelino assegurou que a questão já foi resolvida, que se tratou de um erro do sistema e os valores foram devolvidos.

“Isso eu esclareci com muita tranquilidade ao Presidente, à imprensa, esse assunto. As viagens que foram feitas, foram em caráter oficial, para agendas oficiais. Isso tudo foi bem comprovado. Agendas importantes para o país e quando chegou no final de semana eu fui a um evento particular. Eu, se você me perguntar, eu saio pouco porque o gabinete que cuida disso, gera as diárias do período. O sistema erra, é um sistema falho. Ele errou automaticamente que ele incluiu as diárias do final de semana. Então, você tem que na sequência quando isso é diagnosticado. Foi aberto um procedimento interno, diagnosticado o erro do sistema, você gera uma GRU e a faz a devolução daquelas diárias que coube ao final de semana. Então isso aconteceu de fato. O erro do sistema aconteceu. Mas foi feito o procedimento adequado e o dinheiro foi devolvido”, assegurou Juscelino Filho.

Ouça a entrevista completa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.