3... 2... 1... 🚀

Foguete sul-coreano será lançado nesta terça-feira em Alcântara

Lançamento que seria realizado nesta segunda-feira foi adiado por conta do clima; janela de lançamento fecha na quarta-feira (21)

Rodrigo Bomfim, da Rádio Mirante AM

Foguete HANBIT-TLV
Foguete HANBIT-TLV (Divulgação/Força Aérea Brasileira (FAB))

ALCÂNTARA — A empresa sul-coreana Innospace confirmou, em suas redes sociais, que o lançamento experimental do foguete HANBIT-TLV será feito nesta terça-feira (20), dentro da janela estabelecida para a realização da operação, denominada como ‘Astrolábio’.

O lançamento estava previsto para ocorrer às 6h desta segunda-feira (19), mas não foi feito por conta de questões climáticas e previsão de chuva no local, segundo a empresa asiática informou após anunciar o adiamento da realização da operação. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a janela de lançamento termina na quarta-feira (21).

A expectativa para esse lançamento é altíssima, já que se trata do primeiro lançamento experimental em conjunto com uma empresa privada de outra nação em território nacional. Além disso, o foguete carregará carga útil 100% brasileira: trata-se do Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), um experimento tecnológico brasileiro que, segundo a FAB, irá permitir que o país dê um grande passo em direção à independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos.

“A Operação Astrolábio é o resultado de um integração inédita extremamente relevante para o nosso país e para o mundo. Por meio dessa parceria, fortaleceremos e capacitaremos a indústria nacional em tecnologias aeroespaciais e de defesa com alto valor agregado e de alto nível”, destacou o Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Sobre o lançamento

A Operação 'Astrolábio' é resultado de uma parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), e a empresa sul-coreana Innospace, que assinaram, no início de 2022, um acordo com o objetivo de realizar o lançamento do foguete HANBIT-TLV e o ensaio em voo da carga útil SISNAV.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.