Ponto Final

Tiago Fernandes reforça necessidade de vacinação contra a Covid-19

Secretário de Estado da Saúde destacou em entrevista na MIrante AM que o cenário no Maranhão é de estabilidade

Rádio Mirante AM

Atualizada em 14/12/2022 às 10h06
Tiago Fernandes em entrevista ao Ponto Final na Mirante AM
Tiago Fernandes em entrevista ao Ponto Final na Mirante AM (Marcelo Rodrigues / Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira (14) o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, atualizou o cenário da Covid-19 no Maranhão. Com o surgimento da subvariante BQ.1 da Ômicron, houve um aumento no número de novos casos da doença, e para evitar o agravamento da situação e conter a disseminação do vírus, medidas preventivas foram retomadas no estado.

Em entrevista ao programa Ponto Final, na Mirante AM, Tiago Fernandes lembrou que no Maranhão, a população intensificou a procura por testes da doença logo após o surgimento dos primeiros casos no Brasil, registrados no estado do Rio de Janeiro e São Paulo. Após o aumento no números de testes realizados a taxa de positividade para a Covid-19 ficou entre 30% e 35%.

“No final do mês de agosto, início do mês de setembro a gente começou a perceber um aumento da curva de casos positivos no continente europeu em decorrência de uma variante da ômicron. Essa curva se manifestou no nosso território nacional no estado do Rio de Janeiro e São Paulo no final do mês de setembro começo de outubro. Aqui no Maranhão nós percebemos um aumento da procura no número de testes para covid-19 no final do mês de outubro, mas com uma significativa procura no período da semana epidemiológica de 14 a 21 de novembro. Diante disso que o Governador Carlos Brandão pediu que a gente instalasse também novos pontos de testagem além do nosso fixo que é o centro de testagem no hospital Genésio Rego, a gente abriu na Policlínica do Coroadinho e também na Escola de Saúde Pública. A gente percebeu um aumento do número de casos positivos assim que a gente abriu esses novos pontos, logo nessa primeira semana do dia 21 ao dia 28 de Novembro. Nós estávamos tendo casos positivos em torno de 30% a 35% de quem realizava naquela semana”, Disse Tiago Fernandes.

Apesar do aumento no final do mês de novembro, o Secretário de Saúde afirmou que o momento atual é de estabilidade, mas reforçou que é preciso estar vigilante semana após semana e analisar o cenário de forma geral.  

“Tranquilizar a população que o nosso cenário hoje é de estabilização. A gente precisa analisar não somente os casos positivos mas também outros vetores, o processo de imunização, de cobertura vacinal, os números de internações, para que a gente tenha a noção do quadro geral e também estar analisando por semanas epidemiológicas”, destacou o Secretário de Estado da Saúde.

Para reforçar o cenário de estabilidade no Maranhão, Tiago Fernandes apresentou os números da terceira semana epidemiológica e os dados atuais.  

“logo depois a gente percebeu uma queda para 25% na terceira semana epidemiológica. A gente já percebeu uma queda também para essa semana agora. A queda já chega para 10%. Então a gente teve três ondas que a gente pode dizer, nesse ano de 2022. Aquela que começou a se manifestar em dezembro de 2021 e foi mais ou menos até fevereiro desse ano, a gente teve uma outra onda também que iniciou em abril/maio que foi até mais ou menos o mês de agosto, quando a gente também fez abertura de Drive Thru e outros pontos de testagem, e essa, em comparação às outras, teve um declínio muito mais rápido e uma estabilização para a população. A gente não teve superlotações de leitos de enfermaria, de UTI. Para ter uma ideia, hoje, no Carlos Macieira nós temos 15 leitos de UTI covid, tem 10 pacientes internados, mas somente três são covid puro, os outros sete pacientes são pacientes que deram entrada por outras situações clínicas. No Hospital Genésio Rêgo nós só temos um um paciente internado. Então a gente tem um declínio também desses números de internações principalmente de enfermaria”, destacou Tiago Fernandes.

Para o cenário seguir estável, o secretário de Estado da Saúde faz um apela à população maranhense, para que se vacine com a segunda dose de reforço do imunizante contra o coronavírus.

“Juntando todas essas informações, a gente precisa analisar além da testagem para que a gente possa estar isolando as pessoas, os casos positivos, ofertando também ambulatório, o processo de imunização a vacina da Covid-19. Nós precisamos alertar a população, que muita gente ainda não tomou a segunda dose de reforço, e por isso as estratégias de campanhas de vacinação e de pontos itinerantes que nós colocamos à disposição do Maranhão. A vacina é o caminho para que a gente continue nessa estabilidade e possa passar por essa situação. O que nós vamos ter é que aprender a conviver, como a gente já vive hoje, com a influenza e ter um calendário de imunização anual”, disse Tiago Fernandes.

Ouça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.