Abrindo o Verbo

Ted Lago projeta futuro de terminais aquaviários após aporte de R$ 68 mi

Presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) foi o convidado da edição desta quinta-feira (15) do programa Abrindo o Verbo, com Juraci Filho

Rádio Mirante AM

Atualizada em 19/09/2022 às 15h31
Ted Lago, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)
Ted Lago, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) (Zeca Soares/Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS – Em entrevista realizada na tarde desta quinta-feira (15) no programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante AM, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, falou sobre aporte aplicado pelo Governo do Estado no valor de R$ 68,8 milhões para promover melhorias nos terminais aquaviários da Ponta da Espera e do Cujupe.

O montante será destinado para a duplicação das rampas Norte e Sul do Cujupe (19,1 milhões de reais); duplicação das passarelas e rampas da Ponta da Espera (21 milhões de reais); e recuperação dos taludes do Terminal do Cujupe (28,7 milhões de reais). O processo licitatório já foi concluído e foi iniciada a fase de contratação da empresa. A previsão para o início das obras é ainda neste ano.

"Esses terminais já passaram por algumas mudanças importantes: na Ponta da Espera, foi colocada uma área de vivência e feita a extensão das passarelas, em função do período de chuvas. No Cujupe, o terminal anterior foi totalmente derrubado, foi feito um novo terminal, três vezes maior que o que tínhamos e foi anexado a ele uma rodoviária, se tornando um terminal multimodal preparado para o aumento de fluxo de passageiros nos próximos anos", disse.

Em abril deste ano, também por meio da Emap, foi assinado um acordo de Cooperação com o Instituto Comunitário Baixada Maranhense (ICBM), com intuito de implantar e executar o Conjunto Integrado de Projetos Baixada Maranhense no Cujupe, em Alcântara.

Outras melhorias deste ano, por meio da Emap e também pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), contam com a entrega do Posto de Saúde do Cujupe, unidade preparada para realizar serviço de pronto atendimento, primeiros socorros e estabilização de casos de urgência de passageiros do terminal.

Ouça a entrevista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.