Crime

Operação combate abete clandestino em São Luís

Ação foi articulada pela Semapa, Ministério Público, Polícia Militar e Blitz Urbana

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00
(Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Luís)

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento deflagrou na noite desta sexta-feira (19), numa ação articulada com Ministério Público, Polícia Militar e Blitz Urbana, uma mega operação para combater o abate clandestino em São Luís. A ação fechou três matadouros clandestinos na Rua da Vala no bairro do João Paulo.

Durante a operação foi possível constatar uma série de irregularidades e falta de qualquer condição sanitária no abate de animais, entre eles porcos e bois, no bairro do João Paulo. Portanto, todos os locais fiscalizados foram fechados e lacrados pela Polícia Militar do Maranhão e Blitz Urbana de São Luís.

O abate clandestino de animais representa riscos ao consumidor, pela ingestão de alimentos de qualidade sanitária suspeita, além de gerar a contaminação do meio ambiente. A carne pode ser considerada clandestina quando não é realizada a fiscalização pelo serviço de inspeção sanitária e quando há sonegação fiscal. O fornecimento de carne não inspecionada prejudica o controle de zoonoses e a segurança alimentar, além de causar uma série de doenças como toxoplasmose, teníase, cisticercose, brucelose e tuberculose.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, pela Lei 8.137, a comercialização de produtos impróprios para consumo é crime, com pena de detenção de até cinco anos ou multa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.