Direitos Humanos

OAB-MA ouve denúncias contra agentes do Incra acusados de ameaçar assentados em povoamento no Paço do Lumiar

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

Moradores do Assentamento Rural do Cumbique, entre os municípios de Paço do Lumiar e Raposa, na Região Metropolitana de São Luís, denunciam abusos por parte de dois agentes do Institituto Nacioanl de Colonização e Reforma Agrária do Maranhão (Incra-MA) quanto a sua permanência no local.

Os acusados, por sua vez, negam as as palavras dos moradores e aproveitam para fazer denúncias a respeito de como aconteceu a ocupação. Carlos Sadanha, um dos nomes presente na denúncia, que é agente federal do órgão, estaria ameaçando os moradores a deixar o local, que seria de uso exclusivo para que pratica agricultura familiar. Ele agela que muitas famílias constrem casas no local sem a autorização do Incra.

Na última quarta-feira, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - Sucursal Maranhão (OAB-MA) se reuniram para conciliar sobre o assunto e apurar as denúncias. Estiveram presentes no local o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Rafael Silva, o superintendente substituto do INCRA, Jovenilson Corrêa Araújo, além do agente Carlos Saldanha, e moradores do Cumbique.

A Rádio Mirante AM acompanhou a audiência pública e ouviu todos as personagens do caso.

Reportagem: Danilo Quixaba

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.