Com a temática "Prevenção da doença renal começa na infância" a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) realiza nesta quinta-feira (10) diversas ações educativas para a saúde do sistema renal. A mobilização integra as diversas ações que ocorrem no globo inteiro quando de celebra o Dia Mundial do Rim.
A ideia para 2016 é que a melhor forma de se prevenir problemas renais e doenças crônicas na fase adulta é ensinar as crianças a cuidar da saúde do órgão essencial para a manutenção do sangue. Isso porque segundo a própria SBN as doenças renais são em sua maioria silenciosas e surgem desde o período da gestação.
Há também os cuidados com a alimentação. A ingestão de produtos não higienizados ou fora de validade favorece a proliferação de bactérias inimigas do rim e causar doenças como a GNDA (Glomerulonefrite Difusa Aguda) que causa inflamações nas vias circulatórias impedindo o órgão de filtrar o sangue. A doença é muito comum em meninos com até 16 anos.
A nefrologista Janeide Alves conversou com a reportagem da Rádio Mirante AM e falou os cuidados que se devem ter com os rins, além de comentar sobre a necessidade de transplates quando a doença renal se agrava.
Reportagem: Alessandra Rodrigues
Saiba Mais
- HU-UFMA realiza ação em comunidade remanescente de quilombo em Alcântara
- Corrida faz alerta neste Dia Mundial do Rim, em São Luís
- Sociedade Brasileira de Nefrologia pede mais investimentos em diálise
- Silenciosa, doença renal crônica atinge 10% da população
- Ações lembram importância da prevenção de doença renal
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.