Codó

Universitários de Codó se mobilizam contra corte no repasse do Pibid

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

Estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) organizaram durante a tarde desta quarta-feira (24) uma mobilização em repúdio contra a decisão da Coordenação de Pessoal no Nível Superior (Capes), orgão ligado ao Minstério da Educação (MEC), que busca acabar com o repasse para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que benficia milhares de graduandos nas áreas de Licenciatura em todo o território brasileiro.

Ao todo, 240 universitários codoenses se reuniram na praça Ferreira Baima, no centro do município. Recebendo um auxílio de R$ 400 os estudantes desenvolvem ações de didática em salas de aula de escolas das redes municipal e estadual promovendo a pesquisa de novas formas de interação e educação. Com o corte no repasse milhares de projetos ficariam inviáveis para dar sequência.

De acordo com uma carta enviada à Presidência da República pelo Fórum Nacional do Pibid, após reunião de emergência do diretório nacional do programa, a decisão excluirá mais de 45 mil bolsistas do programa.

Nas redes sociais diversas campanhas foram criadas e durante os dias 22 e 24 de fevereiro foram realizados várias manifestações em todo o território nacional. Uma audiência pública foi realizada na manhã de ontem no Senado Federal onde manifestantes e o representantes do MEC debateram sobre a decisão.

Reportagem: Acélio Trindade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.