O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
Em 29 de outubro é celebrado o dia de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, doença que mais mata e incapacita pessoas no país (media de 68 mil mortes/ano). Segundo o Minstério da Saúde essa é a patologia que mais mata no Brasil, sendo superior aos casos de mortes por algum tipo de câncer ou o infarto do miocárdio (parada cardíaca). Para a Organização da Saúde (OMS) o AVC é a segunda maior causa de morte no mundo, com mais de 6 milhões de casos por ano, em pessoas acima de 40 anos.
A data visa concientizar para os cuidados e o tratamento da pessoa vitimada por um AVC, que dependerá sempre das particularidades que envolvam cada caso. Há recursos terapêuticos que podem auxiliar na restauração das funções afetadas. Para que o paciente possa ter uma melhor recuperação e qualidade de vida, é fundamental que ele seja analisado e tratado.
Além de estar entre as principais causas de morte mundiais, o AVC é uma das patologias que mais incapacitam para a realização das atividades cotidianas.
Reportagem: Alessandra Rodrigues
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.