Dengue

Casos de dengue passam de 1200 em São Luís, em 2015

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

Conforme reportagem do jornal O Estado do Maranhão publicada no dia 16 de julho de 2015, os casos de dengue no primeiro semestre de 2015 em São Luís dobrou em relação ao mesmo período de 2014. A reportagem traz dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio da Coordenação de Controle da Dengue. Na época mais de 422 notificações haviam sidos registradas até o início de maio.

Credita-se muito sobre esse aumento o surto de novos vírus como a Febre Chikungunya e o Zika Vírus, que ainda não está cadastrado na base de dados do Ministério da Saúde, o que acaba levando os órgãos especializados a contabilizarem esses casos como se fossem de dengue.

Outro motivo que proporcionou esse aumento significativo que ultrapassou os 1200 casos nos seis primeiros meses do ano se deve ao fato da comunidade ainda reprimir o trabalho dos agentes de endemias, que nem sempre conseguem fazer a fiscalização dentro das residências em vários bairros da capital assim como nos outros municípios da Região Metropolitana.

Quem afirma isso é o coordenador-geral de combate à dengue do município, Pedro Tavares, que esclareceu essas e outras questões sobre o combate a endemia para a reportagem Mirante AM.

Repórter: Marcial Lima

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.