Com o objetivo de reduzir o desvio e a comercialização indevida de bebidas alcoólicas neste período de Carnaval a Secretaria de Estado de Fazenda realizará, até o dia 17, a Operação “Folia Com Nota”.
A fiscalização será concentrada nas unidades fiscais situadas nas divisas com os Estados do Piauí, Tocantins, Pará e na entrada de São Luís. A meta é reduzir a realização de operações comerciais com bebidas sem o pagamento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O setor de bebidas responde por parcela significativa da arrecadação do imposto, pois recolhe o tributo com base numa alíquota de 25% do valor da mercadoria.
A Operação está sob a responsabilidade da Central de Operações Estaduais (COE) que coordenará oito equipes de seis servidores. Os grupos contarão com a supervisão de um gestor e se deslocarão utilizando unidades fiscais volantes, identificando as operações irregulares, exigindo o recolhimento do ICMS e acréscimos legais.
Nos últimos meses foi observada grande quantidade de operações com suspeitas de desvio de mercadorias acobertadas por notas fiscais destinadas a outros estados. Parte destas mercadorias pode ter sido indevidamente comercializada no território maranhense por estabelecimentos comerciais envolvidos na fraude.
As equipes itinerantes estarão equipadas com notebooks e tablets com acesso a internet, permitindo a consulta instantânea à base de dados da Sefaz para comprovar regularidade das notas fiscais e das empresas que comercializam as mercadorias.
Saiba Mais
- Defiças marca presença no Carnaval da Litorânea
- Confira hits de Natanzinho Lima que devem agitar o Carnaval do Maranhão
- Blocos tradicionais agitam este sábado (7) no Circuito Vem pro Centro; veja a programação
- Beija-Flor de Nilópolis inova no Carnaval 2026 e usa impressoras 3D
- Exposição “Moleques Fofões” abre visitação gratuita no Palacete Gentil Braga
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.