BRASÍLIA - Manter a erradicação da poliomielite no Brasil e garantir a eliminação do sarampo no país. Esse é o objetivo da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e paralisia infantil, que terá início no dia 8 de novembro. A expectativa do Ministério da Saúde é de que, em todo o país, mais de 11 milhões de crianças sejam vacinadas. No Maranhão, a expectativa é de que mais de 480 mil crianças sejam vacinadas. Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no primeiro dia da campanha, 8 de novembro, e no dia 22. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.
A vacinação contra a poliomielite - responsável pela paralisia infantil - terá como população-alvo 562 mil crianças de seis meses de idade até menores de 5 anos no Maranhão. O Ministério da Saúde distribuirá, para o estado, cerca de 787 mil doses da vacina oral poliomielite (VOP) - vacina em gotas - que será utilizada prioritariamente. No entanto, é recomendada às Coordenações Estaduais de Imunizações a disponibilização da vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.
Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de 5 anos. A estimativa é promover a vacinação de 504 mil crianças no Maranhão. O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 605 mil doses da vacina. A campanha de seguimento contra o sarampo será realizada em todas as Unidades da Federação.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.