As festividades juninas seguem animando o público em diversos arraiais espalhados por São Luís. Na noite de quarta-feira (25), por exemplo, a chuva não tirou o brilho das apresentações dos grupos de bumba meu boi e das outras brincadeiras típicas do período que se apresentaram nesse dia e mais uma vez mostraram para o público as tradições da rica e diversificada cultura maranhense.
Para aqueles que preferiram curtir as tradições do São João em seus bairros, o Governo do Estado disponibilizou uma ampla programação nos Vivas espalhados pela capital maranhense. Nesses locais, o público teve a oportunidade de conferir a apresentação de grupos de dança portuguesa, quadrilha, cacuriá, tambor de crioula e de bumba meu boi que fazem com que o período junino do estado seja um dos mais apreciados em todo o país.
Programação - No arraial montado no Viva do bairro Vila Embratel, uma das apresentações da noite de quarta-feira foi a Quadrilha Flor do Sertão, do bairro Monte Castelo, uma das mais antigas da cidade, que há 52 anos contribui para deixar o São João do Maranhão ainda mais festivo.
Durante a apresentação do grupo, os casais mostram sincronia e apresentaram para o público uma coreografia bastante animada, que no final foi recompensada com uma grande salva de palmas das pessoas que estavam prestigiando o evento. Na festança desse arraial, se apresentaram o Boi de Mata Grande, Boi Brilho do Horizonte, além do show das cantoras Célia Maria e Rose Maranhão, entre outras atrações.
No Viva do bairro da Liberdade, os grupos juninos também fizeram a alegria dos moradora. A quarta-feira foi dedicada exclusivamente à apresentação de grupos de bumba meu boi em seus mais variados sotaques como os bois de Cachoeira Grande (sotaque de orquestra); Brilho de São João/Romana (sotaque de zabumba); M. Dourado (sotaque da baixada), entre outros.
No Bairro de Fátima, que tem uma tradição cultural muito forte, a festança no local foi comandada pelos bois de Maracujá de Maracanã (sotaque de orquestra), de Pindaré (sotaque da baixada), Brilho da Ilha Grande de Humberto de Campos (sotaque de orquestra), entre outros. Nos bairros Anjo da Guarda, João Paulo, Estiva e ainda no Parque Folclórico da Vila Palmeira também foram apresentadas ao público diversas brincadeiras juninas.
Festividades - O centro da cidade também foi tomado pelas tradições juninas. No palco montado no Ceprama, um dos que chamou a atenção do público foi o Boi Brilho da Amizade (sotaque da Baixada), que contagiou o público com a batida das matracas e a marcação dos pandeirões. A agremiação também apresentou no terreiro a figura irreverente do cazumbá - uma mistura de homem e bicho -, que, vestido com uma bata comprida, máscara de madeira e chocalho na mão, diverte os brincantes e os espectadores.
Já o bairro da Praia Grande transformou-se em um grande terreiro para as apresentações juninas. No local, foram montados quatro palcos para que os grupos pudessem mostrar um pouco das tradições do São João maranhense para o público.
No local, houve apresentações de grupos na Casa do Maranhão, Canto da Cultura, Praça da Faustina e na Praça Nauro Machado. As pessoas que conferiram as manifestações ficaram satisfeitas com o que viram. "Realmente, é muito bonito ver essas apresentações que só tem aqui e em nenhum outro lugar", afirmou a aposentada Maria do Socorro Alves.
Mais
Com o tema São João do Maranhão - A copa da cultura brasileira, a programação do São João promovida pelo Governo do Estado será realizada até o dia 29 deste mês em diversos espaços. O roteiro contempla bumba meu boi, tambor de crioula, quadrilha, cacuriá e danças diversas.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.