Manifestações

André Vargas diz que o momento é para interpretar protestos

Reportagem Tiago Miranda.

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01

O presidente em exercício da Câmara, deputado André Vargas, do PT paranaense, disse nesta terça-feira que o momento é de buscar compreender e interpretar as manifestações ocorridas segunda-feira (17) em várias capitais que reuniram cerca de 250 mil pessoas.

“A questão é de entendermos, interpretarmos esse movimento que é legítimo, democrático, expressão de uma parte da juventude, que quer se fazer ouvir e tem uma pauta, ainda que não seja organizada, ainda que não tenha líderes organizados com alta legitimidade nos pleitos como mais segurança, saúde, melhor transporte coletivo, questões ligadas à Copa, aos direitos humanos e questões internacionais.”

Vargas avaliou ainda que o Legislativo deve melhorar o canal de comunicação em especial com os jovens, maioria no manifesto em Brasília. Segundo ele, o dia de hoje será de reuniões para buscar compreender os manifestos. Vargas também elogiou a atuação "exemplar" da Polícia Militar do Distrito Federal durante as manifestações de ontem.

A presidente Dilma Rousseff também comentou os protestos, durante solenidade do novo marco da mineração:

"Elas ultrapassam os mecanismos tradicionais das instituições, dos partidos políticos, das entidades de classe e da própria mídia. Os que foram ontem às ruas deram uma mensagem direta ao conjunto da sociedade; sobretudo aos governantes de todas as instâncias. Esta mensagem direta das ruas é por mais cidadania, por melhores escolas, por melhores hospitais; mostra a exigência de transporte público de qualidade e a preço justo. Esta mensagem direta das ruas é de repúdio à corrupção e ao uso indevido do dinheiro público. Eu quero dizer que o meu governo está ouvindo estas vozes pela mudança".

Dilma também condenou os atos de violência contra pessoas e patrimônios público e privado. Segundo ela, os atos de violência e vandalismo não ofuscam o "clamor das ruas".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.