A presidente da Petrobras, Graça Foster, apresentou dados que apontam que o crescimento do consumo de gasolina, diesel e óleo combustível no Brasil foi muito maior do que a média mundial na última década. O consumo de gasolina no Brasil aumentou 49% entre 2000 e 2011, enquanto no mesmo período, o aumento no mundo foi de 15%. No caso do querosene, o aumento foi de 53%, enquanto a média mundial caiu 2%. Por esses números, ela justificou a necessidade de investimentos, que, segundo o Plano de Negócios até 2016, serão de 236,5 bilhões de dólares. Ela desmentiu o adiamento do início da operação do Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, em construção em Itaboraí, no Rio de Janeiro, e das duas refinarias previstas para o Maranhão e o Ceará para 2018 e 2020. Graça Foster participou, nesta quarta-feira, de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.
"Nós estivemos no Maranhão, no Ceará, estivemos também com Sérgio Cabral, e mostramos que, no caso único do Comperj, no dia da apresentação do plano de negócios, eu não tinha uma data que me desse segurança naquele momento de dizer que o primeiro trem entraria em produção em abril de 2015."
Graça Foster confirmou que o trem de refino do Comperj deve entrar em funcionamento em abril de 2015. Um primeiro trem de refino da Rnest, Refinaria Abreu e Lima, será entregue em novembro de 2014 e o segundo, em maio de 2015. Ela afirmou que se não forem construídos os trens e as refinarias, o Brasil ficará com demanda de importação de 1 milhão de barris de derivados por dia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.