O candidato da coligação "Junto Por São Luís". Washington Luiz Oliveira (PT), voltou a reafirmar que, se eleito, administrará a capital maranhense sintonizado com as ações do governo federal e estadual. Ele também destacou o crescimento da sua campanha com o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.
Candidato Washington Luiz abre a nova série de entrevistas na rádio Mirante AM. Foto: David Fortes/Imirante.com
- Existe a alternativa concreta, não apenas no discurso, mas em ações para mudar os gravíssimos problemas que São Luís vem enfrentando nos últimos anos. A população entendeu isso no momento em que apresentamos as nossas propostas de governo para serem colocadas em prática a partir de 1º de janeiro de 2013. O meu nome foi o último a ser colocado como candidato a prefeito de São Luís. Os outros já estavam em campanha. Foi a partir do horário eleitoral que tivemos a oportunidade de mostrar as nossas propostas para os impasses em São Luís e a população pudesse ver com clareza. Nós já sentimos uma mobilização do povo com a nossa campanha. Esse envolvimento já pode ser percebido nas ruas e nas carreatas. Ontem, fizemos uma grande carreata, na área Itaqui-Bacanga muito bem recebida e com a participação popular - enfatizou.
Washington disse que o seu programa de governo foi idealizado a partir do Congresso da Cidade e do envolvimento da sociedade civil.
- Identificamos os problemas e soluções com as participações de líderes comunitários, sindicatos. Nós queremos com as nossas propostas de governo retirar o lixo das ruas. Pegar esse lixo para reciclagem. Ter a educação como a prioridade defendendo a escola em tempo integral, merenda escolar de qualidade, criando creches, por meio do programa do governo federal Brasil Carinhoso. A coligação "Juntos por São Luís" também está inserido nesse processo de mudança, reunindo 14 partidos que entendem o sentimento da cidade. Temos 340 candidados a vereador em São Luís e queremos eleger a maioria na Câmara Municipal. Queremos estar fortalecidos para que possamos fazer um governo de mudança - assegurou.
Mobilidade Urbana
A instalação do VLT em São Luís voltou a ser alvo de críticas do candidato petista. Washington disse que o Veículo Leve sobre Trilhos - VLT é essencial para a cidade. Segundo ele, a obra não pode servir como 'bandeira eleitoral'.
- Quando se chega em época de eleição muitos candidatos fazem promessa sem consistência. Nosso programa de mobilidade urbana é muito abrangente. Atinge várias vertentes. Investimentos no transporte de massa mais barato e viável. A criação de mais de 60 Km de ciclovias para atender os trabalhadores da construção civil e informal com a instalação de terminais para que as pessoas possam guardar suas bicicletas. É nosso pensamento a instalação de ônibus em vias exclusivas. Vamos também pavimentar as ruas para ajudar a desafogar o trãnsito. Enfim, queremos modernizar o sistema de transporte de São Luís, sem descartar o metrô. Agora, não se viu em lugar nenhum do mundo se construir um metrô em três meses. É querer enganar o povo. E mais, os trilhos desse VLT têm que passar por cima de um mercado e um posto de gasolina e precisaria de licença ambiental e licitação - questionou.
Segurança Pública
Washington Luiz se referiu ao quesito Segurança Pùblica com olhar social. Ele disse que as ações sociais são prioridades para modificar o cenário de violência instituída em São Luís. Entre as metas está o combate do tráfico de drogas entre os jovens.
Próximo entrevista
A candidata a prefeita pelo Partido Popular Socialista (PPS), Eliziane Gama, será entrevistada nesta terça-feira, dia 5.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.