A diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, conversou com um 'pool' de jornalistas no programa Brasil em Pauta, produzido pela NBR (a TV Brasil).
Questionada pelo jornalista Roberto Fernandes, da Mirante AM, do controle, por parte do governo federal, sobre a grande quantidade de sódio encontrado em alimentos industrializados no país, conforme pesquisa feita, recentemente, na Austrália, provoca diversos problemas de saúde, entre os quais, cardíacos, Juliana Pereira da Silva garantiu que todo o alimento produzido no país é fiscalizado e depende de uma autorização dos ministérios da Agricultura e Pecuária, Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS).
Juliana Pereira disse não estar acompanhando as discussões sobre o sódio em alimentos devido estarem voltadas aos órgãos de Saúde. Mas, ela reafirmou que todo produto industrializado no país não é controlado, só pela autoregulação do setor produtivo. Afirmou que é preciso destacar que [todo produto] tem uma autorização para ser fabricado, industrializado e comercializado, ou do Ministério da Agricultura e Pecuária ou da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
"É importante que a gente tenha essa consciência porque numa sociedade de praticidade em que o uso de alimentos industrializados cresce a cada instante causa um impacto na vida e saúde das pessoas. O controle estatal é imprescindível nesse sentido. Quando estamos falando em saúde e segurança dos consumidores, da população, não se pode prescindir, não se pode delegar. Isso é um mandato legal que os próprios órgãos de fsicalização e controle tem. Se isso está de alguma medida de autoregulação eu desconheço. Só tenho a informar qualquer produto passa pelo controle dos ministérios da Agricultura e Pecuária, Saúde, via Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.