Educação

Sueli Tonial garante solucionar crise na educação fundamental

Pedro Sobrinho/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01

A secretaria Municipal de Educação (Semed), Sueli Tonial, reconheceu o déficit de 500 vagas existentes na área Itaqui-Bacanga. Em entrevista ao programa Ponto Final, na rádio Mirante AM, ela garantiu que os 100 alunos da 1ª série do fundamental e 500, que deveriam cursar a 5ª série do ensino fundamental, mas não conseguiram se matricular, conforme dados do Conselho Tutelar da área Itaqui-Bacanga serão beneficiados com um anexo grande, que passa por reforma e será entregue na próxima semana para atender a todas as crianças daquela região.

Denúncia dos conselheiros da área Itaqui-Bacanga alegando falta de vagas em escolas da rede municipal, que já deixaram pelo menos 600 crianças sem ter onde estudar neste ano letivo, e da situação precária das escolas, foi descartada pela secretária. Ela declarou que uma unidade foi construída no ano passado, e entregue à população abrigando cerca de 700 alunos.

Mesmo com a falta de vagas nas escolas públicas municipais, especificamente nas áreas Itaqui-Bacanga e Cidade Operária, a secretária garantiu que sobram vagas em oito unidades existentes no bairro da Alemanha, que pertencem ao município e estado. Mas, ela defendeu e acha coerente que o aluno tem que estudar no bairro onde mora.

- Mesmo o município oferecendo transporte escolar. Hoje, a Prefeitura dispõe de mais de 25 ônibus fazendo o transporte escolar. Isto não muda a realidade. E se algumas pessoas vão morar na periferia devido à sua condição social, nós temos que levar e construir unidades escolares para esse segmento - comentou.

Sueli Tonial agradeceu o apoio e a parceria da Seduc, demonstrado no encontro com a busca de providências para atender a demanda crescente de alunos de ensino fundamental na rede municipal de ensino. Ela destacou a parceria dos dois órgãos, em prol de uma política pública em favor de uma educação de qualidade.

Parceria

O governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), disponibilizou, nesta segunda-feira (14), à rede municipal de ensino de São de Luís, prédios escolares, salas de aula e vagas em escolas estaduais com ensino fundamental para atender a demanda de alunos nas regiões Itaqui-Bacanga e Cidade Operária.

O anúncio foi feito pela secretária de Estado da Educação, Olga Simão, em reunião com a secretária Municipal, Sueli Tonial, na sede da Seduc.

As medidas encaminhadas pela Seduc para atender a demanda de alunos da rede municipal de São Luís incluem a cessão de 11 salas de aula no Centro de Ensino Barjonas Lobão (CAIC - Jardim América); um total de 534 vagas em escolas do eixo Cidade Operária-Cidade Olímpica; cessão de espaços e vagas na Unidade Escolar Japiaçu (Anjo da Guarda) e no Centro de Ensino Y Bacanga (Anjo da Guarda - Fumacê).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.