LBF 2023

"Me apaixonei ano passado", diz Alana Gonçalo sobre o Sampaio Basquete

A armadora vem para a sua segunda temporada pelo tricolor maranhense

Marcelo Rodrigues / Rádio Mirante AM

Atualizada em 07/03/2023 às 15h36
Alana Gonçalo deve ser titular no primeiro compromisso do Sampaio Basquete na temporada.
Alana Gonçalo deve ser titular no primeiro compromisso do Sampaio Basquete na temporada. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - A temporada 2023 do Sampaio Basquete vai começar e o tricolor maranhense que é o atual campeão da Liga de Basquete Feminino quer o tetra no ano de seu centenário.

A reportagem da Rádio Mirante AM bateu um papo rápido nesta terça-feira (07), com uma das peças remanescentes da temporada passada, a armadora Alana Gonçalo. Após um período jogando na Europa, no Club Salle da Espanha, a atleta que também faz parte da seleção brasileira, se declarou ao Sampaio Basquete e falou da expectativa para a estreia.

Confira a entrevista completa.

Pergunta: Como que está a expectativa para voltar a vestir a camisa do Sampaio Basquete?

Alana - Primeiramente, eu gosto de falar sempre que é uma honra poder jogar aqui pelo Sampaio, eu me apaixonei ano passado. Então, eu fiquei muito contente que eu recebi a proposta para poder voltar. Muito ansiosa, a gente tá em busca do tetra, isso é algo muito claro para todas as jogadoras. A gente tem bastante etapa até chegar lá, mas é um sonho grande para o clube e para nós atletas também.

Pergunta: Após a LBF 2022 você retornou ao Club Salle, como foi a experiência na Europa?

Alana - É o meu clube do coração da Espanha, foi o primeiro clube que me deu oportunidade de jogar na Europa, que era um sonho desde pequena. Então eu falo que é a minha segunda família, pelo menos a minha família da Europa. E é sempre uma honra poder jogar lá, é uma cidade pequena, todo mundo muito apaixonado pelo Clube, o ginásio sempre lota. Você anda na rua as pessoas te reconhecem e falam com você e pergunta dos jogos, dos treinos. A experiência é totalmente diferente, e eu ainda não tinha vivido. E para mim é sempre muito bom poder jogar fora porque a experiência é bem diferente e me acrescenta bastante.

Pergunta:  É a primeira vez que trabalha com o Cristian Santander? Qual tua avaliação desse período de treinos?

Alana - É a primeira vez que eu trabalho com Cristian, confesso que é bem diferente, eu estou adorando. Confesso que eu já comentei antes que ele disseca bem o trabalho dele, tática, individual, coletiva e ele tem acrescentado bastante para todas as jogadoras, inclusive para mim. Então eu estou gostando bastante, estou sentindo uma grande melhora em três semanas e eu espero poder continuar evoluindo aí na mão dele.

Pergunta: Ter mantido a base da equipe campeã no ano passado ajuda no entrosamento para a atual temporada?

Alana - Com certeza, até porque no Sampaio infelizmente a gente não tem um campeonato estadual então muitas vezes a gente fica muito tempo longe, fica sem o contato de quadra e isso faz diferença na hora de jogar. Quando você mantém a base do seu time, essa jogadora já tem a característica que o Sampaio Correa quer. A gente sempre fala que são jogadores guerreiras, que já sabe exatamente como que é que o técnico espera, o que a cidade espera, então o fato de ter mantido todas essas jogadoras acrescenta demais para a gente dar um passo e conseguir ajustar de forma mais rápida. E as meninas mais novas elas entram no nosso ritmo, então fica muito mais fácil para o técnico também

Pergunta : Como que tá o coração para reencontrar a torcida do Sampaio Basquete?

Alana - Eu acho que é uma das torcidas mais lindas, se não a mais linda. Vamos ser humilde aqui. Mas realmente é uma torcida que faz a festa, que está sempre acompanhando, apoiando nos momentos difíceis, nos momentos bons. Eu Tô ansiosa porque faz muito tempo que eu não jogo com o ginásio lotado, dá até aquele friozinho na barriga, mas estou bem contente de saber que eu vou poder encontrar bastante gente sexta-feira.

Pergunta: Você vai usar novamente o número 24, tem algum significado para você?

Alana - Eu sou super fã do Kobe Bryant, todo mundo sabe. Pela ética de trabalho dele, o tanto que ele se dedicava no dia a dia. Eu morei nos Estados Unidos, então muitas histórias que a gente não fica sabendo, você fica sabendo lá e eu fiquei pasma porque era muito treinamento, ele realmente amava demais o basquete. E eu me vejo assim, eu amo muito basquete, o basquete abriu portas, salvou minha vida e eu dedico tudo que eu tenho pelo basquete. Então usar a 24 me lembra muito do Kobe. Como eu sou fã, eu acho que não tinha outro número para usar.

O Sampaio Basquete estreia na LBF 2023 na próxima sexta-feira, 10 de março, contra o Sodiê Mesquita do Rio de Janeiro, às 19h30, no Ginásio Costa Rodrigues em São Luís. Para o torcedor que quiser acompanhar a partida, basta trocar um quilo de alimento não perecível pela entrada no Ginásio.

Ouça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.