Eleições em São Luís

Jeisael Marx aponta educação como primordial na gestão

O candidato do Rede diz que a primeira ação da sua gestão será o planejamento da retomada das aulas.

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 10h59
(Jeisael Marx)

O candidato a prefeito de São Luís, Jeisael Marx (Rede) foi entrevistado nesta quinta-feira (5), no Ponto Final, com João Ricardo, na Rádio Mirante AM.

Jeisael destacou a educação como prioridade da sua gestão. "A primeira coisa que nós vamos fazer é um planejamento para retomada das aulas. Educação é primordial. As escolas estão abandonadas. O prefeito deveria aproveitar o momento que as escolas estão paradas para fazer a manutenção dessas escolas", disse.

O candidato aponta como ação inicial, enquanto a prefeitura debate uma solução definitiva para o retorno das aulas presenciais, o ensino híbrido. Jeisael reforça a necessidade desse planejamento para evitar o que aconteceu no estado quando foram distribuídos chips para os estudantes, mas não houve a preocupação de mapear os alunos que não tinham o equipamento para o uso desse recurso. "O governo distribuiu chip, mas nem todo mundo tem o equipamento. A gente tem que dar um jeito de resolver isso. Tem que fornecer o equipamento", acrescentou.

Para os primeiros 100 dias de governo, o candidato prometeu também fazer uma reforma administrativa, de modo que gere uma economia para os cofres públicos, com medidas como a desativação de prédios alugados para a iniciativa privada, para que funcione órgãos do município.

Sobre sua candidata a vice, Janicelma Fernandes, o candidato Jeisael destacou a experiência e preparo para que ela atue em conjunto na prefeitura e não fique apenas como enfeite. "Janicelma é a candidata a vice mais preparada. Pedagoga, psicopedagoga, está fazendo mestrado, tem ampla experiência na gestão pública. Eu não vou querer jamais a Janicelma como vice decorativa, como minha sombra. Ela defende a paridade, para que as mulheres ocupem os mesmos espaços que os homens ocupam, de forma igualitária", afirmou.

Jeisael alertou que não dá para governar sozinho e disse que é necessário fazer parcerias. "Não dá pra fazer sozinho. Precisa de parceria com o governo federal, parceria com o governo do estado e parceria com a iniciativa privada, a curto, médio e longo prazo", disse.

O candidato enfatizou que seu plano de governo é baseado em conhecimento de causa e que sua gestão será alicerçada no tripé descentralização, participação popular e sustentabilidade.

O próximo entrevistado no programa Ponto Final, será Eduardo Braide (Podemos) às 10h.

Os ouvintes podem participar com perguntas através de mensagem de texto pelo WhatsApp: 991425060.

A ordem das entrevistas foi definida em sorteio:

3 de novembro – Terça-feira – 8h30 – Bira do Pindaré (PSB) e 10h – Duarte Júnior (Republicanos)
4 de novembro – Quarta-feira – 8h30 – Silvio Antônio (PRTB) e 10h – Franklin Douglas (PSol)
5 de novembro – Quinta-feira – 8h30 – Jeisael Marx (Rede) e 10h – Eduardo Braide (Podemos)
6 de novembro – Sexta-feira – 8h30 – Neto Evangelista (Democratas) e 10h – Yglésio Moises (Pros)
9 de novembro – Segunda-feira – 8h30 – Rubens Jr. (PcdoB) e 10h – Hertz Dias (PSTU)

Assista à entrevista.

Ouça a entrevista completa.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.