Ponto Final

"Nós vamos cuidar da saúde das pessoas", diz Yglésio Moyses

O deputado estadual afirmou que a saúde de São Luís será seu compromisso de campanha.

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 10h59
(Yglésio Moyses)

Na manhã desta quinta-feira (27) o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) foi entrevistado no programa Ponto Final. Na oportunidade o parlamentar analisou o cenário atual da covid-19 no Maranhão, explicou sua proposta para a criação do Programa de Apoio à Primeira Infância (PAPI) e apresentou sua proposta de campanha enquanto pré-candidato à prefeitura de São Luís.

Sobre a covid-19 no estado, Yglésio analisou os resultados do inquérito sorológico apresentado pelo Governo do Estado e disse que o pior já passou.

"Felizmente nós já vivemos um segundo momento da covid-19 no Estado. Nós tivemos no primeiro semestre uma agudização, muitos óbitos. Porém muitas pessoas já pegaram, 40% já foi detectado no inquérito e tem mais pessoas do que isso aí. Com certeza. Porque 21% foram excluídos do estudo porque não quiseram fazer o teste. Pessoas não quiseram, simplesmente, fazer o teste da covid- 19 e então com certeza nós devemos ter próximo de 50% da população e a OMS já disse que a imunidade de rebanho da covid, ela me parece ser alcançada, acima de 20%. Então é uma nova fase e felizmente o pior já passou. Inclusive como nós já tínhamos previsto. Nós acertamos a data dado o pico da covid-19 aqui no Maranhão, no dia 6 de junho. Na verdade teve um atraso de um dia apenas, mas muito próximo, e conseguimos também agora, fizemos a projeção que para o começo de setembro, muito provavelmente, a gente teria uma modificação completa da doença no Estado", disse.

O parlamentar também falou da proposta para a criação do Programa de Apoio à Primeira Infância (PAPI) que servirá como complementação de renda para famílias de comunidades carentes. O deputado disse que o texto do projeto foi copiado por outro candidato e afirmou que não pode admitir essa atitude com a trabalho da sua equipe.

"O Programa de Apoio à Primeira Infância o PAPI foi um programa criado por nós, por nossa equipe, dentro da Assembleia Legislativa do Maranhão. Inclusive a gente fez a lei completa do PAPI, que foi protocolada na Assembleia no dia 20 de agosto, completa, com todas os caminhos para introduzi-lo inclusive mandei ao Edivaldo, porque eu ficaria muito feliz se o Edivaldo implementasse no último ano dele de governo o Programa de Apoio à primeira infância. Isso foi discutido à exaustão com especialistas, partiu de conversas nossas nas comunidades, comunidades com a Portelinha, Alto da Esperança, em que a gente executou mãe falando sobre a necessidade de uma vida melhor e de uma complementação de renda para reduzir a desigualdade de seus filhos. Nós fizemos reuniões com os técnicos da prefeitura sobre orçamento público até quando a gente poderia gastar e investir nesse programa, na Secretaria de Assistência Social também. Então foi extremamente robusta a construção. E aí veio um outro candidato. Cinco dias depois de nós termos divulgado inclusive o valor do benefício, o benefício de até 200 reais por família, 100 reais por criança de 0 a 6 anos e copiou a nossa proposta. Ele alega que tratou do tema Primeira Infância em meios A B ou C. Por favor, todo pré-candidato à Prefeitura de São Luis precisa discutir a primeira infância. Isso não é exclusividade de ninguém. Ninguém pode avocar para si. Imagina, eu sou médico, discuto saúde de São Luis há oito anos aqui, imagina a minha petulância se eu fosse dizer que só eu posso discutir saúde aqui. Eu levanto o tema há muito tempo. Eu poderia dizer que está todo mundo me copiando quando criei uma proposta. Então isso não existe. A primeira infância é um tema que deve ser discutido, a gente fica feliz por ser discutido por todos os pré-candidatos, mas a gente lamenta a proposta ter sido copiada e foi e foi copiada. A gente tem tranquilidade nisso não tem nada contra o pré candidato do PCdoB, inclusive é um companheiro de campo político, mas não podemos admitir esse tipo de tratamento com o trabalho da nossa equipe, com esforço, com tudo isso que aconteceu", explicou.

O deputado estadual, Yglésio Myses, que também é pré-candidato à prefeitura de São Luís acrescentou que no momento está conversando com as pessoas nas comunidades, respeitando as normas sanitárias e de higiene e reforçou que a saúde será seu compromisso de campanha.

"A fase de pré-campanha ela é uma fase consultiva. O momento agora de conversar com as pessoas como temos feito nas comunidades, na Portelinha, Alto da Esperança, Cidade Operária que visitaremos hoje, inclusive conversar com mães, apresentar nosso Programa de Apoio à Primeira Infância e transferência de renda para as pessoas que mais precisam. Essa fase a gente tem feito reuniões pequenas, respeitando as normas higiênico-sanitárias, as recomendações das autoridades de saúde, porque é preciso que seja assim. Uma candidatura médica ela precisa ser exemplo no combate à doença e evitar aglomeração. Nós fazemos uma reunião, nós higienizamos os microfones que passam de uma mão para outra, porque a gente entende que é necessário cuidar da saúde das pessoas e a gente faz isso na pré-campanha porque quando nós vencermos ao final da campanha em São Luís a eleição, nós vamos cuidar da saúde das pessoas. Saúde é a pauta que mais dói. As pessoas que estão nos Socorrões em corredores, as pessoas que têm dificuldade de acesso à saúde apesar da gente saber que houve avanço na gestão de Edvaldo. A gente reconhece isso. Mas queremos continuar avançando mais, nós queremos fazer mais pela população. Nós queremos que cada maranhense chegue a um hospital uma unidade de saúde e se sinta acolhido. Esse é o nosso papel e a nossa proposta de campanha, é o nosso plano de governo. Construído a partir das necessidades das pessoas com muita base teórica também. Muitos especialistas nos ajudando, porque não será um trabalho de homem só, não será um trabalho fácil, mas é o trabalho que a gente entende como nossa missão, que nós faremos na Prefeitura de São Luis", acrescentou.

Ouça a entrevista completa.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.