Ponto Final

Hildo Rocha explica detalhes do PL da Terceirização

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00
(Foto: Danilo Quixaba)

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA), foi o entrevistado do jornalista Roberto Fernandes no programa Ponto Final, dá Rádio Mirante AM. O tema da conversa foi sobre o PL da Terceirização, que na semana passada teve um dos destaques analisados e votados, e deve ser abordado mais uma vez nesta quarta-feira (22).

O texto principal do Projeto de Lei da Terceirização foi aprovado pelos deputados federais, mas apenas um destaque foi analisado e excluído, o que aborda a participação de empresas públicas no âmbitos do projeto. Com isso, 30 outros destaques, que podem alterar o texto, ainda estão para análises. Entre os destaques em aberto, está a dvisão de responsabilidades, em que as empresas que terceirizam poderão ter a mesma responsabilidade das fornecedoras de mão de obra em eventuais disputas judiciais.

"Na vida pública, a gente só pode fazer aquilo que a lei manda que se faça. Na vida privada, só deixa de fazer aquilo em viturde de lei. Portanto, a Terceirização existe, só não tem uma lei que regulamente a transação de empresa para empresa", disse o deputado ao se referir as dúvidas existentes sobre a aprovação da proposta.

Entre os temas do debate que mais causam polêmica está a definição de que tipos de atividades poderão ser terceirizadas com a aprovação do PL. A proposta libera a terceirização de toda e qualquer atividade, inclusive das atividades-fim das empresas, prática hoje proibida pela Justiça do Trabalho.

"Essa lei vai evitar calote. Você pega o art.15: a gente percebe que hoje as empresa terceirizada muitas vezes dá calote. Contrata as pessoas e não paga e fica dizendo que é o Estado que não pagou, que a Prefeitura não pagou, que o contratante não pagou... mas aqui no art.15 ele diz que o contratado se responsabilize também, porque ele é um responsável solidário, o que nós aprovamos na Câmara Federal", explicou.

Ouça a entrevista completa:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.