São Luís

Governo busca solução para 'água de lastro', diz Sarney Filho

Afirmação foi feita pelo deputado Sarney Filho, na rádio Mirante AM.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01

SÃO LUÍS – Em entrevista ao programa Ponto Final, da rádio Mirante AM, desta sexta-feira (12), o deputado federal Sarney Filho (PV-MA) afirmou que vê com preocupação a mobilização do setor privado para diminuir as áreas de preservação ambiental para aumentar áreas de plantio.

"Ter um bioma como a Amazônia preservado, o importante é que, internacionalmente e até nacionalmente, a gente tire proveito desse bioma, comece a cobrar fundos internacionais. Já há um fundo criado da Amazônia. Esse fundo tem que receber recurso. As pessoas que naquelas áreas ou no entorno dessas áreas tem que ter possibilidade de se desenvolver", afirmou o deputado.

Ouça a entrevista completa com o deputado Sarney Filho clicando aqui

Sobre a denúncia de "roubo" da água da Amazônia, o deputado afirmou que ela deve ser investigada. "O deputado Roberto Rocha, que foi presidente da Comissão de Meio Ambiente no ano passado, levantou essa questão sobre essas águas da Amazônia e falou comigo, como líder do Partido Verde (PV) e como coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, e eu disse para ele que colhesse mais elementos para a gente ver o que vai fazer, para ver uma audiência pública" disse.

Outra questão levantada pelo deputado é a "água de lastro", usada pelos navios de grande porte que vêm para o Porto do Itaqui. O deputado já alertou a governadora do Estado, Roseana Sarney, sobre o problema e, segundo ele, o governo do Maranhhão já estuda soluções para essa questão.

Eleições

Sobre a corrida eleitoral deste ano, o deputado afirmou que o PV concorrerá as eleições para presidente com a pré-candidata Marina Silva. Sobre uma possível aliança com o pré-candidato José Serra, ele afirmou que não existe nenhum fundamento com relação a isso.

Ainda, segundo Sarney Filho, o partido não possui propostas contra os outros partidos, mas defende "uma nova maneira de ver a economia e de promover o desenvolvimento tendo em vista sempre a sustentabilidade", concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.