Servidor

'Concurso é para valorizar o servidor', afirma Luciano Melo

À Mirante AM, o secretário Luciano Moreira esclareceu sobre a realização do concurso.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
()

SÃO LUÍS - O secretário de Administração e Previdência Social, Luciano Moreira disse que desde 1992 o governo do Estado não promove concurso público no Maranhão. Segundo o secretário, depois da reestruturação financeira do Estado, em 2009, a governadora Roseana Sarney determinou a realização do concurso público para 'oxigenar a máquina' e o cumprir mais uma etapa do Programa de Valorização do Servidor.

Em entrevista à Mirante AM, Luciano Moreira criticou o processo de terceirização de funcionários adotados em gestões anteriores. Para o secretário, esse modelo de contratação pode atrapalhar o bom desempenho na administração pública. Ele defendeu a valorização do servidor público com a promoção de um concurso transparente, em que todos tenham oportunidades.

Luciano Moreira informou ainda que o concurso público vem atender a demanda de pessoal de nível médio e superior em vários órgãos. Serão realizados concursos para as Secretarias de Saúde (SES), Administração e Previdência Social (Seaps), Planejamento e Orçamento (Seplan), da Fazenda (Sefaz) e Controladoria, bem como para a Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac).

Também está sendo analisado a realização de concursos para as Secretarias de Segurança, de Desenvolvimento Social (Sedes), de Desenvolvimento Agrário (Sedagro) e de Cultura (Secma), e ainda para a Fundação Nice Lobão e Instituto de Terras do Maranhão (Iterma).

- As vagas serão direcionadas aos cargos efetivos de médico, enfermeiro, analista de planejamento, auditor do Estado, auditor e técnico fiscal da Receita Estadual, administrador, bibliotecário, comunicológo, nutricionista, assistente social, psicólogo, advogado, fiscal de defesa animal e vegetal, entre outras áreas - esclareceu.

Luciano Moreira ressaltou que o número de vagas deve ser superior a 2 mil. A data para realização do concurso público ainda não foi definida. A Fundação Carlos Chagas poderá ser a instituição responsável pela realização das provas.

Os concursos foram aprovados pelo Comitê de Gestão Orçamentária e Financeira e de Política Salarial, em reunião realizada dia 20 último.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.