Entrevista

Maranhão fechou ano com equilíbrio, afirma Gastão Vieira

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
()

SÃO LUÍS – Em entrevista ao programa Ponto Final, da rádio Mirante AM, na manhã desta segunda-feira (14), o secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Gastão Dias Vieira, afirmou que o governo do Estado está próximo de fechar o exercício financeiro, de 2009, equilibrado.

– O que for para o ano que vem, vai sob a forma de ‘restos a pagar’, ou seja, está empenhado, tem recursos garantidos, apenas será pago no ano que vem. Agora, não é, evidentemente, uma tarefa fácil. Para mim, e para tantos que são políticos, é muito mais fácil cortar uma fita, inaugurar uma obra, dizer o que está fazendo do que ficar aqui atrás, na retaguarda, segurando para que o ano feche da forma que foi planejado – afirmou o secretário.

Sobre críticas ao Portal da Transparência, feitas pela oposição, Gastão Vieira afirma que a colocação do site no ar foi uma determinação da governadora Roseana Sarney.

– Eu, quando estava aqui no Maranhão ouvindo as pessoas falando em “liberdade”, em “salvar o Maranhão”, em fazer com que sociedade fosse respeitada contra a “oligarquia”, ninguém teve coragem de botar o portal no ar. Ninguém teve coragem de abrir as contas do governo. E Portal da Transparência não tem meio termo. Ou você abre ou não abre. Portanto, não tem nenhum tipo de censura. O que vai para o portal, se não tem informação suficiente, é porque os sistemas que alimentam o portal estão sendo ainda melhorados, cada vez mais, para que atendam as necessidades do portal – afirmou o secretário.

Sobre o Orçamento de 2010, o secretário destacou que os recursos estão garantidos para a compra de viaturas para os municípios do interior do Estado. Segundo ele, o governo quer destinar um automóvel novo para cada município. “Ano que vem, a governadora está determinando um amplo programa de construção de delegacias nos municípios. Pelo menos cada um dos municípios vai ter uma delegacia decente”, afirmou o secretário. “Nós já temos como financiar este programa e ano que vem ela [a governadora] vai, com certeza, lançar este programa”, concluiu o secretário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.