São Luís

Cristovam Teixeira fala sobre racionamento de água

Maurício Araya, Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01

O diretor de operação e manutenção da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Cristovam Teixeira, afirmou, em entrevista ao programa Acorda Maranhão, da rádio Mirante AM, que em até 72 horas o abastecimento de água vai ser normalizado em alguns bairros da capital. O abastecimento foi interrompido após mais um rompimento de uma adutora do Sistema Italuís, na tarde desta quinta-feira (5). Técnicos da Caema trabalharam até às 2h desta sexta-feira (6). Segundo Cristovam, o trabalho deve ser concluído na tarde desta sexta-feira (6) e o abastecimento começa a ser normalizado neste sábado (7).

O abastecimento, no entanto, volta no sistema de racionamento, ou seja, com bairros recebendo água dia sim, dia não. Segundo o diretor de operações, a Caema deve estender “o tempo de racionamento de água, reduzir o volume de água para aqueles locais [que recebiam abastecimento todos os dias] e aumentar o racionamento”.

Neste segundo rompimento, as áreas atingidas foram: Alemanha, parte do João Paulo, Filipinho, Vinhais, Recanto do Vinhais, Renascença, São Francisco, Ponta do Farol, Maranhão Novo, Ipase, Cohafuma, Vila Palmeira, Coroadinho, Ivar Saldanha, Vicente Fialho, Parte do Anil, Vila Itamar, parte do Calhau, Coheb Sacavém, Área Itaqui Bacanga, Angelim, Bequimão e Cohama.

Projeto

A Caema possui um projeto para a construção de uma nova adutora, orçado em R$ 170 milhões, somente na área onde ocorrem os rompimentos com frequencia. “Nós estamos tentando buscar os recursos junto ao governo federal. Se a gente conseguir a disponibilidade desse dinheiro, eu acredito que, em dez meses, a gente consegue fazer a obra”, afirmou Cristovam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.