Jefferson Portela fala sobre autonomia da Polícia

Imirante e Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
()

SÃO LUÍS - O delegado Geral, Jefferson Portela, defendeu, em entrevista ao Abrindo o Verbo, na Rádio Mirante AM, a autonomia da Polícia Civil. Ele definiu como uma anomalia e não concorda com a instituição ser tratada como um departamento da Secretaria de Segurança.

- Quem quer que seja defensor dessa idéia, eu me posiciono radicalmente ao contrário. Do ponto de vista da hierarquia a Polícia Civil, assim como a Militar e o Corpo de Bombeiros, é subordinada a estrutura da Secretaria de Segurança - argumentou.

Jefferson Portela elogiou a aprovação do Estatuto da Polícia Civil criada na gestão do secretário de Segurança, Raimundo Marques. Na opinião dele, foi uma conquista da categoria.

- A nova lei da Polícia Civil fará um ano de existência em novembro de 2008. Ele é importante porque nos dá autonomia haja visto estarmos em uma instituição concentrada na Secretaria de Segurança - declarou.

O delegado defende ainda a descentralização dos recursos para a Policia Civil e propõe que seja feito de forma integral, o segundo ele, não foi aceito pela Secretaria de Segurança Cidadã.

- Estamos nos mobilizando para que a nossa reinvidicação seja atendida. Vamos trabalhar para que consigamos os recursos direcionados para a Polícia Civil para que possamos gerir e aplicar como fazem constitucionalmente as Polícia militar e o Corpo de Bombeiros.

Jefferson Portela alega que essa autonomia e mobilidade para tornar a Polícia Civil mais eficiente.

Questionado sobre a interrupção do relatório do CIOPs de ocorrência policial pela Secretaria de Segurança Cidadã, o delegado geral se manifestou contrário, mas disse que iria averiguar o caso e se for constatado algum tipo de proibição acionar a pasta que comanda.

- Eu não tenho conhecimento de uma ordem expressa, mas de antemão a minha opinião é contrária. O fornecimento imediato das informações foi um avanço e deve ser mantido. A divulgação imediata para o controle da sociedade é fundamental para os órgãos de controle interno e externo. A sociedade quer saber exatamente em tempo real o que acontece no mundo da Secretaria de Segurança Pública. Portanto, saio em defesa pela manutenção do avanço - defendeu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.