Conflitos

Após protestos de quilombolas, MA-262 é liberada em Matões

Conflitos entre quilombolas e grileiros causou tensão e interdições na rodovia estadual.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
MA-262 estava interditada em dois pontos.
MA-262 estava interditada em dois pontos. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

MATÕES - Após vários dias de protestos, a MA-262 foi liberada. Desde a última sexta-feira (10) a rodovia estadual tinha sido bloqueada em, pelo menos, dois pontos.

Leia mais:

Disputas por terras em áreas quilombolas de Matões causam tensão na MA-262

Sedihpop afirma que acompanha protesto em Matões e fará relatório

Um ponto tinha sido interditado por quilombolas, e outro por grileiros. Os quilombolas protestaram contra o desmatamento e a demolição de casas de dezenas de famílias por grileiros. As manifestações eram relacionadas às terras das comunidades Tanque de Rodagem e São João.

A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) informou que está acompanhando a situação e fará relatório sobre a comunidade.

A Sedihpop disse que a equipe visitou algumas áreas da comunidade e conversou com moradores que relataram ameaças e intimidação para que vendam os seus terrenos. No entanto, a decisão do grupo é permanecer no Território e por isso, reivindicam segurança pública e jurídica na garantia da permanência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.