MARANHÃO - Até o dia 29 de setembro, o público terá acesso a uma vasta programação preparada pelas equipes dos museus e casas de cultura do Maranhão. Realizada de 23 a 29 de setembro, a 18ª Primavera dos Museus contará com um total de 942 instituições participantes e 2.360 eventos programados em todo o país, com atividades como exposições, shows, apresentações teatrais, oficinas, seminários e visitas mediadas, entre outras.
A Primavera dos Museus é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e é uma temporada anual de eventos em que museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país, promovem atividades em torno de um mesmo tema.
Este ano, o tema é “Museus, acessibilidade e inclusão” e busca ampliar o debate sobre a democratização dos espaços museológicos, promovendo a reflexão sobre como os museus podem se tornar mais acessíveis a diferentes públicos, tanto em termos físicos quanto sociais e culturais.
No Maranhão, espaços museológicos gerenciados pelo governo do Estado nas cidades de São Luís e Alcântara estarão com programações especiais a partir do dia 21, na Casa de Nhozinho, Museu de Artes Visuais, Museu do Forte, Museu Histórico de Alcântara e Casa de Cultura Josué Montello.
Dentre as atividades estão: palestras, oficinas, rodas de conversa, exposição, visitas, dentre outras que vão explorar temas específicos, proporcionando ao público a oportunidade de aprender ainda mais sobre o tema do evento. As visitas guiadas também são destaque, permitindo que os visitantes tenham uma experiência educativa mais profunda e compreensiva das exposições.
A Primavera dos Museus é uma oportunidade para os museus se conectarem com a comunidade local, aumentando sua visibilidade e reforçando seu papel como centros de preservação e disseminação do conhecimento. O evento promove a democratização do acesso à cultura, a valorização do patrimônio histórico e o estímulo à educação e à reflexão sobre temas culturais importantes.
Com isso, a Primavera dos Museus contribui significativamente para o fortalecimento da relação entre os museus e a sociedade, destacando a relevância dessas instituições na promoção da cultura e do conhecimento.
Saiba Mais
- Festa Literária das Periferias celebra cultura de mulheres negras
- Exposição Nossa Senhora da Vitória e Outros Santos é aberta em São Luís
- Evento cultural gratuito celebra o pôr do sol em São Luís nesse sábado (5)
- Documentário "Ventos que Sopram" será exibido gratuitamente em São Luís
- Sarau das Mercês oferece noite de música, arte e poesia no Convento das Mercês
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.