SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite desta sexta-feira (24), que o Maranhão tem 10.152 mortes e 355.049 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a SES, foram contabilizados cinco óbitos e 348 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no estado, sendo seis em São Luís, 51 em Imperatriz e 291 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, registrou queda e está em 2,85%.
Leia também:
Imirante.com lança hotsite especial de informações sobre o novo coronavírus; acesse
Segundo a SES, uma das últimas mortes pelo novo coronavírus no Maranhão aconteceu nas últimas 24 horas. Os outros quatro óbitos contabilizados ocorreram em dias/semanas anteriores, e aguardavam resultado de exame laboratorial. As últimas mortes de pacientes infectados pelo coronavírus foram registradas nos municípios de Santa Inês (2), Dom Pedro (2) e Codó (1).
O relatório da SES aponta que todos os 217 municípios do Maranhão já registraram casos confirmados de Covid-19. São Luís (46.730), Imperatriz (18.389), Balsas (13.278), Caxias (12.583), Santa Inês (9.094), Chapadinha (6.201), Timon (6.062), Santa Luzia (5.857), Barra do Corda (5.830) e Açailândia (5.763) são as dez cidades maranhenses com o maior número de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
A SES revela ainda que 315.396 pessoas já se recuperaram da Covid-19 no Maranhão, com 884 pacientes infectados pelo novo coronavírus recebendo alta nas últimas 24 horas. Essas pessoas tiveram a recuperação confirmada e foram liberadas de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, já que passaram 14 dias em isolamento, a contar da data de início dos sintomas, e continuam assintomáticas. Além disso, 6.223.666 doses da vacina contra o coronavírus foram aplicadas no estado: 3.963.957 pessoas receberam a primeira dose e outras 2.259.709 já tomaram a imunização completa.
Saiba mais: Plataforma web quer mapear pandemia da Covid-19 no Brasil
O boletim da SES também atualizou o quadro dos pacientes infectados pelo novo coronavírus no Maranhão. Entre os 355.049 casos confirmados, são 10.152 mortes, 84 internações em UTI (70 na rede pública e 14 na rede privada), 96 internações em enfermaria, 29.321 pacientes em isolamento domiciliar e 315.396 pessoas curadas. Os pacientes com teste positivo para a Covid-19 estão sendo monitorados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).
Desde o início do monitoramento no Maranhão, a SES já analisou 956.330 casos de possível infecção pelo novo coronavírus e fez 857.324 testes para diagnóstico. São 10.152 óbitos, 315.396 recuperações e 29.501 casos ativos, além de 540 casos suspeitos e 600.741 casos descartados. A metodologia do Ministério da Saúde contabiliza mortes e pacientes curados entre os casos confirmados da Covid-19.
As pessoas que apresentarem sintomas do novo coronavírus em São Luís podem procurar o Centro de Testagem da Policlínica Diamante e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Vinhais, Parque Vitória, Cidade Operária e Araçagy. Os profissionais da área da saúde e da segurança pública estão sendo atendidos exclusivamente no Viva da Beira-Mar. Para a população no interior maranhense, os hospitais regionais continuam realizando a coleta para os exames.
Confira o número de casos de coronavírus em cada município do Maranhão:
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.