Coronavírus

Maranhão registra 14 mortes por Covid-19 e mais de 407 casos confirmados

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao todo, 210.730 pacientes já conseguiram se recuperar da doença.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Dados sobre a pandemia do novo coronavírus no Maranhão foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde
Dados sobre a pandemia do novo coronavírus no Maranhão foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde

SÃO LUÍS - Neste domingo (14), o Maranhão registrou 407 novos casos de Covid-19 e confirmou mais 14 mortes pela doença. Desde o começo da pandemia, o estado contabiliza 228.411 casos confirmados e 5.483 óbitos pelo novo coronavírus. Das mortes, apenas uma aconteceu nas últimas 24 horas e as demais, ocorreram em dias ou semanas anteriores.

Quadro dos pacientes infectados pelo novo coronavírus no Maranhão. (Foto: Divulgação / SES)
Quadro dos pacientes infectados pelo novo coronavírus no Maranhão. (Foto: Divulgação / SES)

As novas mortes confirmadas foram nas cidades de Anajatuba (1), Balsas (1), Bom Jardim (1), Governador Edison Lobão (1), Pinheiro (1), Zé Doca (1), Imperatriz (3) São Luís (5).

Governador determina o fechamento de bares e restaurantes por sete dias na Grande São Luís

Imirante.com lança hotsite especial de informações sobre o novo coronavírus; acesse

O estado, atualmente, está em alta no número de casos e óbitos. De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão contabiliza 12.198 casos ativos e 10.783 pessoas em isolamento domiciliar por causa da doença. Dos novos casos confirmados, 71 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 291 em outros municípios do estado e 45 casos em Imperatriz. Quanto ao número de recuperados, o Maranhão chegou a 210.730.

Leitos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) na Grande Ilha chegou a 95,74%. Os dados apontam que estão disponíveis apenas oito dos 180 leitos destinados para pacientes de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, além dos casos graves vindos de cidades do interior do estado.

Em relação aos leitos de enfermaria ou leitos clínicos na Grande Ilha, a taxa de ocupação chegou a 89,21% . Dos 482 leitos disponíveis, 430 estão ocupados e 52 livres.

Em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, a ocupação de leitos de UTI chegou a 91,67%. O município conta com apenas seis leitos disponíveis entre as 72 unidades com respiradores para receber pacientes com Covid-19. Já em relação aos leitos clínicos, a taxa chegou a 95,36%: das 194 unidades, 185 estão ocupadas e nove ainda estão livres.

A capital maranhense conta com poucos leitos de UTI disponíveis
A capital maranhense conta com poucos leitos de UTI disponíveis

Profissionais de saúde

Desde o início da pandemia, 4.384 profissionais de saúde tiveram confirmação de infecção pela covid, desses, 4.235 se recuperaram e 75 foram a óbito.

Todos os municípios do Maranhão já confirmaram casos de Covid-19, veja a quantidade registrada atualmente em cada cidade.

Foto: Divulgação / SES
Foto: Divulgação / SES
Foto: Divulgação / SES
Foto: Divulgação / SES

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.