Novas medidas

Instituições maranhenses com cursos de Medicina devem realizar formaturas antecipadas

A medida tem objetivo de garantir reforço na equipe médica atuante no enfrentamento à Covid-19.

Anne Cascaes/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Além da Universidade Federal do Maranhão, UEMA e Ceuma também serão indicadas no decreto, de acordo com o governador Flávio Dino.
Além da Universidade Federal do Maranhão, UEMA e Ceuma também serão indicadas no decreto, de acordo com o governador Flávio Dino. (Foto: divulgação)

MARANHÃO – O governador Flávio Dino anunciou novas medidas nesta segunda-feira (27) para obter reforço na equipe médica em atuação no enfrentamento ao novo coronavírus e ampliar a atenção básica para reverter o quadro da crise sanitária.

Em decreto que será editado ainda hoje (27), o governo do Estado irá acionar as instituições que possuem curso de Medicina para que apliquem a diretriz do governo federal para realizar formatura antecipada de estudantes para que estes ajudem o Estado no enfrentamento da pandemia.

Dino afirmou que UFMA, UEMA, e Ceuma serão indicados para adotar a medida e fazer com que assim, mais dezenas de novos médicos possam atuar nas unidades de saúde do Maranhão.

Além disso, o governador informou que começou hoje (27) um trabalho com a participação de estudantes do último ano de Medicina para identificar casos leves e trabalhar na atenção básica. Esses estudantes serão bolsistas do governo do Estado.

Mais um decreto será editado para requisitar 40 médicos, por meio de uma espécie de inscrição que ficará disponível por 48 horas, para atuar nas UPA's e unidades básicas de saúde.

Serão selecionados médicos formados no Brasil ou profissionais que tenham participado do programa Mais Médicos.

Coronavírus no Maranhão

Em coletiva feita na manhã desta segunda-feira (27), o governador do Maranhão Flávio Dino destacou o avanço do novo coronavírus por municípios maranhenses e em especial, na capital São Luís e na região tocantina.

Dino afirmou que, no Estado, houve um crescimento dos números de testes realizados, que contribui para a redução da subnotificação, considerada pelo governador como um problema em escala global.

Até a noite desse domingo (26), os leitos de UTI da rede estadual registravam 95% de ocupação, o que indica apenas seis leitos disponíveis. Já os leitos clínicos, possuem 93 unidades disponíveis.

Em outras regiões, a ocupação de leitos de UTI é de 12% e de 6,55% para leitos clínicos da rede estadual. O governador reforçou a obrigatoriedade do uso de máscaras e afirmou a integração com os municípios maranhenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.