Coronavírus

Número de mortes pelo novo coronavírus no Maranhão sobe para 60, e casos confirmados chegam a 1.396

Dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde; taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão é de 4,29%.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Maranhão continua com aumento de mortes e casos confirmados de coronavírus. (Foto: Reprodução)
Maranhão continua com aumento de mortes e casos confirmados de coronavírus. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde anunciou, em boletim divulgado na noite desta segunda-feira (20), que o número de mortes pelo novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão subiu para 60, enquanto os casos confirmados chegaram a 1.396. De acordo com a SES, seis óbitos e 76 pacientes infectados pela Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas no estado. A taxa de letalidade do coronavírus no Maranhão é de 4,29%.

Leia também:

SES anuncia que 142 pacientes estão curados do novo coronavírus no Maranhão

Maranhão registra casos confirmados do novo coronavírus em 40 municípios

O relatório da SES aponta que quatro das seis mortes pelo coronavírus no Maranhão nas últimas 24 horas foram registradas em São Luís: tratam-se de um homem de 99 anos, com histórico de hipertensão, doença renal crônica e problemas cardiológicos, um homem de 78 anos, com problema de hipertensão, um homem de 54 anos e uma mulher de 77 anos, ambos sem comorbidades. Além disso, um homem de 18 anos com hipertensão e doença renal crônica morreu em Raposa, e um homem de 63 anos com doença renal crônica não resistiu às complicações da Covid-19 em Paço do Lumiar.

Evolução do coronavírus no Maranhão. (Foto: Divulgação / SES)
Evolução do coronavírus no Maranhão. (Foto: Divulgação / SES)

O número de municípios do Maranhão com casos confirmados de coronavírus também teve crescimento. Segundo a SES, 40 cidades já registraram pacientes infectados pela Covid-19, sendo que a capital São Luís tem o maior número de testes positivos, com 1.132 casos, seguida por São José de Ribamar (105), Paço do Lumiar (45), Imperatriz (34), Timon (9), Caxias (7), Bacabal (6), Raposa (5), Santa Rita (5), Balsas (4), Vitória do Mearim (3), Arari (3), Zé Doca (3), Urbano Santos (3), Matinha (3), Açailândia (2), Colinas (2), Miranda do Norte (2), Viana (2), Governador Nunes Freire (1), Santa Inês (1), São Benedito do Rio Preto (1), Cajapió (1), Cantanhede (1), Chapadinha (1), Cachoeira Grande (1), Altamira do Maranhão (1), Davinópolis (1), Trizidela do Vale (1), Bacabeira (1), Barreirinhas (1), Morros (1), Tuntum (1), Vargem Grande (1), Alcântara (1), Cururupu (1), Junco do Maranhão (1), Rosário (1), Anajatuba (1) e Vitorino Freire (1).

Número de casos confirmados de coronavírus no Maranhão por faixa etária. (Foto: Divulgação / SES)
Número de casos confirmados de coronavírus no Maranhão por faixa etária. (Foto: Divulgação / SES)

Além disso, a SES confirmou que o número de pacientes curados do coronavírus no Maranhão subiu para 142, com 10 pessoas infectadas pela Covid-19 recebendo alta nas últimas 24 horas. Essas pessoas tiveram recuperação confirmada e liberação autorizada por causa de uma orientação do Ministério da Saúde, já que passaram 14 dias em isolamento, a contar da data de início dos sintomas, e continuam assintomáticas.

Saiba mais: Plataforma web quer mapear pandemia da Covid-19 no Brasil

O quadro dos pacientes infectados pelo coronavírus no Maranhão também foi atualizado pela SES. Entre os 1.396 casos confirmados, são 60 mortes, 136 internações em UTI (85 na rede pública e 51 na rede privada), 142 pacientes recuperados, 233 internações em enfermaria e 825 pessoas em isolamento domiciliar. Os pacientes com teste positivo para a Covid-19 estão sendo monitorados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

Quadro dos pacientes infectados pela Covid-19 no Maranhão. (Foto: Divulgação / SES)
Quadro dos pacientes infectados pela Covid-19 no Maranhão. (Foto: Divulgação / SES)

Desde o início do monitoramento, o Maranhão já registrou 8.778 casos de possível infecção pelo novo coronavírus. São 1.396 casos confirmados, com 60 óbitos e 142 pacientes recuperados, 4.183 casos suspeitos e 3.199 casos descartados. De acordo com a metodologia adotada pelo Ministério da Saúde, os óbitos e os pacientes recuperados serão contabilizados entre os casos confirmados.

As pessoas que apresentarem sintomas do novo coronavírus em São Luís podem procurar o Centro de Testagem da Policlínica Diamante e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Araçagy. Os profissionais da área da saúde e da segurança pública estão sendo atendidos exclusivamente no Viva da Beira-Mar. Para a população no interior maranhense, os hospitais regionais continuam realizando a coleta para os exames.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.