Eleições

Biometria será o sistema de identificação do eleitor em todo o Maranhão em 2020, informa TRE

De acordo com o Tribunal, 745 mil eleitores ainda precisam passar pelo recadastramento.
Imirante.com, com informações do TRE-MA03/07/2019 às 22h22
Biometria será o sistema de identificação do eleitor em todo o Maranhão em 2020, informa TREIdentificação biométrica deve ser concluída no Maranhão até dezembro. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A acessibilidade dos locais de votação tem sido um dos assuntos tratados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão durante as reuniões com prefeitos, juízes eleitorais e chefes de cartório sobre a expansão da biometria para todos os municípios até dezembro de 2019.

Dados atualizados do sistema de georreferenciamento do Regional mostram que dos 4 milhões 544 mil eleitores do estado, mais de 3 milhões e 800 mil já estão recadastrados biometricamente, faltando alcançar cerca de 745 mil eleitores.

Nesta terça, 2 de julho, foi a vez de Imperatriz, maior cidade da região tocantina, sediar reunião com representantes de São João do Paraíso (46ª zona), Buritirana (58ª), Senador La Rocque (58ª), Davinópolis (92ª), Vila Nova dos Martírios (92ª), São Pedro da Água Branca (92ª), Bom Jesus das Selvas (95ª), Cidelândia (98ª) e São Francisco do Brejão (98ª), municípios onde a biometria obrigatória inicia até agosto, com prazo máximo de conclusão de 30 dias com atendimentos ininterruptos funcionando de segunda a domingo.

A conclusão se dá em menor tempo porque estas cidades possuem um número menor de eleitores, priorizando a facilidade do acesso do eleitor até o posto de atendimento.

Divulgação da biometria

Para ajudar na conscientização do eleitor sobre a necessidade de realização da biometria, o Tribunal usa de estratégias como audiências públicas, carros de som, entrevistas em veículos de comunicação, distribuição de panfletos, postagens em redes sociais e conversas com autoridades e lideranças políticas, religiosas e comunitárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.