Educa Mais Brasil

Sisu 2019.2: inscrições começam em 4 de junho

Podem concorrer às vagas do processo seletivo candidatos que participaram da edição de 2018 do Enem.
Educa Mais Brasil15/05/2019 às 12h30
Sisu 2019.2: inscrições começam em 4 de junhoOs estudantes interessados em ingressar em universidades públicas brasileiras já podem organizar o calendário do segundo semestre. ( Foto: Divulgação)

MARANHÃO - As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019.2 começam em 04 de junho e seguem até às 23h59 do dia 7 de junho, de acordo com o horário oficial de Brasília. O cronograma foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15). Os estudantes interessados em ingressar em universidades públicas brasileiras já podem organizar o calendário do segundo semestre.

De acordo com o edital do Ministério da Educação (MEC), só poderá concorrer às vagas do processo seletivo o candidato que participou da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação. Durante o período de inscrições, podem ser cadastradas até duas opções de vagas – que podem ser alteradas enquanto o sistema estiver disponível. O edital do SiSU 2019.2 não especificou a quantidade de vagas ofertadas, uma vez que o prazo para retificação do Termo de Adesão das universidades encerra em 17 de junho.

Saiba mais: universidades aderem ao SiSU 2019.2 a partir de maio

Para classificação cada instituição pode atribuir pesos diferentes para cada uma das provas do Enem, a depender do curso, e também atribuir bônus em decorrência de políticas afirmativas. Além disso, são considerados critérios de classificação:

I - maior nota na redação;

II - maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

III - maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;

IV - maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

V - maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O resultado do SISU 2019.2 está previsto para ser divulgado em chamada única, no dia 10 de junho. A consulta poderá ser realizada na página do processo seletivo disponível na internet e nas instituições em que o candidato se inscreveu. As matrículas acontecem entre 12 e 17 de junho, segundo editais próprios de cada instituição. Candidatos não selecionados na chamada única deverão, obrigatoriamente, manifestar interesse na lista de espera do SiSU 2019.2 entre os dias 11 e 17 de junho, às 23h59.

Calendário do SiSU 2019.2

Inscrições: entre 04 e 07 de junho

Resultado: 10 de junho

Lista de espera: entre 11 e 17 de junho (período de manifestação de interesse)

Matrículas: de 12 a 17 de junho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.