Educa Mais Brasil

Enem: qual a importância da folha de rascunho para o desenvolvimento da prova?

A folha em branco faz toda diferença para o candidato.
Educa Mais Brasil03/04/2019 às 18h46
Enem: qual a importância da folha de rascunho para o desenvolvimento da prova?Através do Twitter, o Inep divulgou uma nota afirmando que a folha de redação será mantida e que será pautada, como de costume. ( Foto: Divulgaçao)

MARANHÃO - O Ministério da Educação tentou mas não conseguiu eliminar as folhas de rascunho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A tentativa eram para reduzir gastos com a impressão e com as folhas de papel utilizadas mas a medida foi duramente criticada nas redes sociais. Pessoas foram contra a decisão do órgão, alegavam a importância da folha de rascunho para o desenvolvimento da prova, principalmente no momento da redação.

Através do Twitter, o Inep divulgou uma nota afirmando que a folha de redação será mantida e que será pautada, como de costume. “Não há motivos para preocupações. O rascunho da redação, como já de costume, terá linhas. Ele ficará ao final do Caderno de Questões entregue no primeiro dia de prova”, informa.

O estudante Anderson Almeida, defende a permanência das folhas em branco para o desenvolvimento do raciocínio. “A folha de rascunho da redação é essencial, até mesmo para sabermos se estamos atingindo uma quantidade de linhas considerável, se o desenvolvimento ou introdução não ficarão longos”, afirma.

O rascunho, especialmente na redação, faz toda diferença. Quando escrevemos um texto pela primeira vez podemos errar, mudar palavras, enquadrar as ideias ao tema principal proposto pela prova e, desse jeito, formatar a versão final. Ter um texto mais limpo e bem elaborado dá ao candidato a possibilidade de obter a nota máxima na prova. “A folha de rascunho possibilita ao candidato fazer esquemas e organizar suas ideias antes de colocá-la em definitivo”, explica a professora de língua portuguesa Rebeca Alcântara.

Com as mudanças, a folha de rascunho permanece pautada, mas estará configurada no próprio caderno de questões. Por ser um espaço reduzido, é preciso se preparar cada vez mais. “O foco deve se voltar para a preparação de nossos estudantes para escrever bem. Prepara-los para saber articular de forma escrita, com coesão e utilização da norma culta, além de apresentar propostas de intervenção. A sociedade precisa de pessoas cada vez mais informadas e bem formadas. O resto são detalhes”, afirma a professora.

Assim como espaço para o rascunho da redação, o espaço em branco para a realização dos cálculos que a prova de matemática exige está mantido. Para Anderson, isso já não é um problema. “A maioria das questões do Enem não exige grandes cálculos. Sempre respondo e faço cálculos no próprio espaço da questão”, conclui o estudante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.