Educa Mais Brasil

Enem 2019: confira as mudanças que farão parte da próxima edição do exame

Novidades foram apresentadas pelo Inep na segunda-feira (11).

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
O desempenho no exame é sempre uma preocupação dos estudantes que desejam ingressar na universidade.
O desempenho no exame é sempre uma preocupação dos estudantes que desejam ingressar na universidade. ( Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Os estudantes que estão ansiosos por conta do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano já podem marcar no calendário: os dias 3 e 11 de novembro são as datas em que acontecem as provas do Enem 2019. Outra informação importante também foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (11).

O Inep adotará uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Além disso, os Cadernos de Questões do Enem também mudam. A diagramação garantirá um grande espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação. A medida eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunhos personalizadas, permitindo uma significativa economia com papel e impressão.

Ainda de acordo com o Inep, as mudanças fazem parte de uma série de otimizações de processos com o objetivo de economizar nas avaliações aplicadas pelo instituto e não interferem diretamente nos participantes.

Como usar a nota do Enem

O desempenho no exame é sempre uma preocupação dos estudantes que desejam ingressar na universidade, já que a nota permite a inscrição nas próximas edições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e as modalidades do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Calendário

Solicitação de Isenção/Justificativa de ausência - 1 a 10 de abril

Inscrições - 6 a 17 de maio

Aplicação - 3 e 10 de novembro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.