IMPERATRIZ – Silvio Santana da Silva foi nomeado Coordenador Regional da Funai em Imperatriz, depois de exonerado do cargo de Chefe de Coordenação Técnica Local (CTL) que ocupava.
A publicação do presidente da Fundação Nacional do Índio, Wallace Moreira bastos, é do último dia (27). O Guajajara é o primeiro índio nomeado na Coordenação Regional da Funai no Maranhão.
“Nasci na aldeia Funil, fui cacique na aldeia Lagoa Quieta por 14 anos, na terra indígena Arariboia. Estudei na aldeia até 14 anos e depois fiz curso de magistério indígena promovido pela SEDUC. Atualmente faço o curso de licenciatura intercultural, na Universidade Federal de Goiás (UFG). Sou Guajajara mas não levo o nome no meu registro civil porque na época, minha mãe disse que não havia muita aceitação nos cartórios”, disse o novo coordenador regional da Funai.
A notícia foi recebida com festa na sede da Funai em Imperatriz. Sílvio já foi coordenador de movimentos indígenas no estado e por 6 anos esteve à frente da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima).
Em 2015 assumiu a Coordenação Técnica Local (CTL) de Amarante, órgão que funciona como uma extensão da Funai que fica mais próximo das aldeias. A Coordenação Regional da Funai é responsável por 10 CTLs no Maranhão.
Saiba Mais
- Decreto reserva 30% das vagas para indígenas nos concursos da Funai
- Funai avança em reconhecimento de terras Krenak e Munduruku
- Funai cria programa para proteger indígenas em situação de emergência
- Polícia Federal intima líder indígena Sonia Guajajara por documentário que critica ação do governo na pandemia
- Presidente da Funai pede "ações importantes" para proteger índios
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.