Nomeação

Pela 1ª vez, índio Guajajara é nomeado coordenador regional da Funai

Silvio Santana é Guajajara, já foi cacique e coordenador da Coapima, além de coordenador técnico da CTL de Amarante.
Tátyna Viana/ Imperatriz 01/12/2018 às 14h18
Pela 1ª vez, índio Guajajara é nomeado coordenador regional da FunaiA notícia foi recebida com festa na sede da Funai em Imperatriz. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ – Silvio Santana da Silva foi nomeado Coordenador Regional da Funai em Imperatriz, depois de exonerado do cargo de Chefe de Coordenação Técnica Local (CTL) que ocupava.

A publicação do presidente da Fundação Nacional do Índio, Wallace Moreira bastos, é do último dia (27). O Guajajara é o primeiro índio nomeado na Coordenação Regional da Funai no Maranhão.

“Nasci na aldeia Funil, fui cacique na aldeia Lagoa Quieta por 14 anos, na terra indígena Arariboia. Estudei na aldeia até 14 anos e depois fiz curso de magistério indígena promovido pela SEDUC. Atualmente faço o curso de licenciatura intercultural, na Universidade Federal de Goiás (UFG). Sou Guajajara mas não levo o nome no meu registro civil porque na época, minha mãe disse que não havia muita aceitação nos cartórios”, disse o novo coordenador regional da Funai.

A notícia foi recebida com festa na sede da Funai em Imperatriz. Sílvio já foi coordenador de movimentos indígenas no estado e por 6 anos esteve à frente da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima).

Em 2015 assumiu a Coordenação Técnica Local (CTL) de Amarante, órgão que funciona como uma extensão da Funai que fica mais próximo das aldeias. A Coordenação Regional da Funai é responsável por 10 CTLs no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.