Aumento no salário

Professores da rede estadual fazem protesto no Centro de São Luís

Segundo os manifestantes, desde 2016 os governo estadual vem desrespeitando o estatuto da classe que reajusta a remuneração.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Segundo os manifestantes, o aumento no salário não atinge os 40 mil profissionais.
Segundo os manifestantes, o aumento no salário não atinge os 40 mil profissionais. ( Foto: Mano Costa/TV Mirante)

SÃO LUÍS – Na manhã desta quinta-feira (1°) professores estaduais fizeram um protesto no centro de São Luís. Segundo os manifestantes, o aumento no salário não atinge os 40 mil profissionais de educação que trabalham na rede estadual de educação.

De acordo com os professores, desde 2016 os governo estadual vem desrespeitando o estatuto da classe que reajusta a remuneração baseada no piso nacional definido pelo Ministério da Educação (MEC). O estatuto foi aprovado em 2013, e só teria sido cumprido nos anos de 2014 e 2015, afirmam os manifestantes.

Na última quarta-feira (27), o governo anunciou uma recomposição salarial de 6,81%, que será paga nos meses de março e junho de 2018 para os professores do Estado.

Em nota, o governo alega a soma de todos os percentuais concedidos à classe dos professores de janeiro de 2015 até o momento chegará a 30,35%, dessa forma, ultrapassando o valor da inflação referente ao mesmo período.

Veja nota na íntegra:

"A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que, o Governo do Estado do Maranhão concedeu recomposição salarial de 6,81% a todo o Subgrupo Magistério da Educação Básica, resultado da mesa negociação com Sindicato, iniciada desde os primeiros dias deste ano. Esclarece ainda que a partir do ganho integral pago aos docentes, o Estado do Maranhão pagará a melhor remuneração do país para o professor em início de carreira com 40 horas de jornada semanal, no valor de R$ 5.750, 83 e R$ 2.875,41 para 20 horas semanais em início de carreira. Acrescenta que, a soma de todos os percentuais concedidos à categoria de janeiro de 2015 até momento, chegará a 30,35%, superando o valor da inflação do período."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.