Educação

PAES 2018: número de faltosos chega a 15% na primeira etapa

Comparando com o ano anterior, houve uma redução de mais de 7%.
Imirante.com, com informações da Uema22/10/2017 às 18h20
PAES 2018: número de faltosos chega a 15% na primeira etapa

SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão está realizando hoje (22) a primeira etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2018. Um total de 7.488 pessoas faltou às provas, totalizando 15,99% de faltosos ao PAES 2018.

Comparando com o ano anterior, houve uma redução de mais de 7% de pessoas que não compareceram ao primeiro dia de provas. No PAES 2017, 23,68% de pessoas se ausentou do primeiro dia.

A Universidade está ofertando 3.879 vagas para o ano de 2018, distribuídas em todos os campi. Nesta edição, cerca de 47 mil pessoas estão inscritas no certame, em todo o Maranhão. Somente na capital, há 19.273 mil candidatos disputando o PAES da UEMA, sendo a cidade com maior número de inscritos.

Os candidatos devem ficar atentos ao horário de realização das provas. Tanto nesta etapa quanto na próxima, as provas terão início às 13h e serão encerradas às 18h, no horário local. O candidato deve comparecer ao lugar que fará sua prova com, no mínimo, 1 hora de antecedência, portando documento de identificação original com foto. Os portões serão abertos às 12h.

De acordo com o edital do PAES 2018, consideram-se como documentos válidos para identificação do candidato no dia da prova: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997.

O candidato deverá utilizar, obrigatoriamente, caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, com escrita grossa para marcação das respostas nas provas analítico-discursivas e de produção textual. Ele não poderá, sob pena de eliminação do certame: realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros candidatos durante o período das provas; portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Além de utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; portar e estar de posse de armas de qualquer espécie, exceto aqueles que detenham autorização para o respectivo porte, entre outros.

Na primeira prova do PAES 2018 haverá 60 questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o ensino médio, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. Os conteúdos abordados nesta etapa abrangerão as seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O processo seletivo do PAES 2018 será realizado nos seguintes campi da UEMA: São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Coelho Neto, Itapecuru-Mirim, Zé Doca, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Pinheiro, Presidente Dutra e Coroatá e nos campi da UEMASUL: Imperatriz e Açailândia.

Segunda etapa

A segunda prova do PAES 2018 acontecerá dia 26 de novembro de 2017.

Só poderá participar dessa etapa do vestibular, o candidato que estiver incluído até o quádruplo do número de vagas oferecidas por curso, turno, centro e campus da UEMA e da UEMASUL (em decorrência de ajuste consolidado por meio do Termo Aditivo n.º 1 ao Termo de Cooperação – Protocolo de Transição entre as Instituições de Ensino Superior).

A lista com o nome dos candidatos convocados para a segunda etapa do PAES 2018 será divulgada dia 14 de novembro de 2017.

Na segunda etapa, a prova será constituída de 12 (doze) questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de 2 (dois) componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, e prova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

Concorrência

O curso mais concorrido do PAES 2018 é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da Polícia Militar do Maranhão (CFO), na categoria feminina. São 330,25 candidatos concorrendo a uma vaga.

O segundo curso mais concorrido é o de Medicina, com 266, 48 candidatos por vaga; seguido do curso de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da PMMA, na categoria feminina, vagas exclusivas para negro , com 200 candidatos por vaga.

Veja concorrência de todos os cursos aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.