Dia dos Professores

Dia do Professor: Conheça belas histórias vividas em salas de aula

Imirante.com conversou com professores que têm, em sua carreira, a tarefa de inspirar seus alunos.

Elirdes Soares

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Você já parou pra pensar a quantidade de médicos, engenheiros, jornalistas, dentistas e administradores que existem no mundo?

Cada um desses profissionais possui uma tarefa e rotinas diferentes. Mas no princípio, a história de cada um iniciou da mesma forma quando todos os dias, estes estudantes dedicavam pelo menos um de seus turnos a escola.

Lá, encontramos um dos principais personagens de sucesso e dedicação: o professor. Por trás de qualquer profissão, encontramos um educador.

Hoje, dia 15 de outubro é comemorado o dia deste profissional que possui um papel importante na formação de opinião, em ensinar a ler e escrever, e muitas vezes, estimular o estudante sobre qual profissão seguir. Apesar de ser uma das profissões mais antigas e importantes, a categoria ainda é desvalorizada.

Mas ainda assim, encontramos histórias interessantes como a de Deurivan Sampaio, formado no curso de História, pela UFMA e atual diretor-geral de umas das escolas públicas, mais populares da capital: o Liceu Maranhense. O desejo de lecionar começou desde quando ele ainda era estudante e já desejava, um dia, lecionar. Assim que se formou, passou em um concurso público e antes aluno, Deurivan se tornou um professor querido por todos.

Professor Deurivan Sampaio.Arquivo Pessoal.
Professor Deurivan Sampaio.Arquivo Pessoal.

Entre os anos de 86 até 2009, o professor esteve em sala de aula, passou pela coordenadoria na área de ciências humanas, em 1998. No ano de 2007, foi diretor adjunto do Liceu até o ano de 2009, quando pais e alunos das escolas fizeram um abaixo-assinado para que ele se tornasse o diretor geral da escola. Desde então, Deurivan assumiu este importante papel como educador. Indagado sobre o papel de ser diretor ele responde que é gratificante coordenar uma escola que é referência na capital. “Por aqui já passaram pessoas ilustres, poetas que fizeram história por todo o país, nossa atual governadora. E é motivo de orgulho, por que o Liceu ainda mantém a história do passado que é de formar grandes talentos. E agora com os avanços tecnológicos, tudo melhorou”, finalizou Deurivan.

Professor Deurivan Sampaio, em viagem a Brasília com seus alunos.Arquivo Pessoal.
Professor Deurivan Sampaio, em viagem a Brasília com seus alunos.Arquivo Pessoal.

Na época que ainda lecionava, o professor ganhou grandes experiências e levou para si, um pouco do lado da paternidade, com alguns alunos. “Vários casos me chamaram atenção em toda a minha vida de professor, um deles é impossível não citar quando tive uma ex-aluna que sempre sentava sempre nas cadeiras de trás e aquilo me incomodava bastante.” Por um bom tempo, o professor insistia com a aluna que sentava atrás e usava a blusa escolar enrolada nas mangas. Aos poucos, o professor foi ganhando a confiança da aluna, que depois que um dia o professor descobriu que na blusa dela havia furos e ela tinha vergonha. Com isso, o professor fez uma campanha e comprou uma farda para a garota. “Conquistei um carinho enorme por aquela aluna, lembro-me que no final do ano letivo, ela já me chamava de pai. Depois de anos, essa ex- aluna casou-se e tem filhos. E o nosso laço ainda é muito forte. Isso é gratificante”, conclui o professor.

Assim, como Deurivan, outros professores já viveram e vivem experiências prazerosas. Uma dessas histórias está na cidade de Viana, a 200 km da capital maranhense, onde Klaudine Soares, dedica a sua vida, no ensino de crianças de 4 até 12 anos. Na época em que ela estudava, as opções eram poucas e ela optou em fazer o curso de magistério. Desde então, a profissão se tornou uma paixão insaciável.

Professora Klaudine Soares, com seus alunos em Viana.Arquivo Pessoal.
Professora Klaudine Soares, com seus alunos em Viana.Arquivo Pessoal.

No ano de 1999, ela começou a trabalhar como professora em diversas escolas. No ano de 2006 a 2008 ensinou em uma escola particular da cidade, mas acabou optando em realizar outro sonho. Diferente do professor Deurivan, a Klaudine possui uma escolinha de reforço escolar, na sua própria casa. Lá as crianças recebem a ajuda dela e de mais dois professores que reforçam o que aprendem na escola. Além do ensino, a “tia” como é chamada, realiza atividades educativas com as crianças. Mas o que faz uma pessoa se motivar a ensinar crianças de personalidades, idades e sexo diferentes ?

Para ela a motivação de continuar a jornada está em saber que é uma semeadora de sonhos, ajudando o aluno a superar cada etapa. “Amo minha profissão, pois mesmo quando eu não estiver mais aqui, jamais serei esquecida. Eu ajudo a construir belíssimas histórias, de futuros brilhantes. Isso é um dom, e foi Deus que me concedeu”./

Antes de terminar a entrevista, a professora lembra uma passagem bíblica que fala, de certa maneira, do trabalho de um professor. O versículo é encontrado no livro de Daniel, 12. 3: “ Os mestres sábios, são aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo. Esses brilharão como estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará”.

Professora Klaudine Soares, com seus alunos em Viana.Arquivo Pessoal.
Professora Klaudine Soares, com seus alunos em Viana.Arquivo Pessoal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.