Educação

Provas do "Jovens Embaixadores" ocorrerão neste fim de semana

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - Um total de 17 alunos da rede pública de ensino realizarão, nesta sexta-feira (13) e sábado (14), no Centro de Ensino Escola Modelo Bendito Leite, em São Luís, a quarta etapa do processo seletivo do programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As provas (oral e escrita) ocorrerão, simultaneamente, em todo o Brasil, a partir das 14h.

O Programa Jovens Embaixadores possibilita um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino. O programa oferece a esses jovens a oportunidade de expandir seus horizontes e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Promovido desde 2002 no Maranhão, o programa pré-selecionou nesta edição (2014) 282 alunos em todo o estado, destes, 17 estudantes foram selecionados pela embaixada. O processo seletivo iniciou em abril deste ano.

Para participar do "Jovens Embaixadores", o estudante precisa ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 na data da viagem em janeiro do ano seguinte); ser aluno do ensino médio na rede pública; jamais ter viajado para os Estados Unidos; ter excelente desempenho escolar; estar engajado por pelo menos um ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral e pertencer à camada socioeconômica menos favorecida.

O programa oferece passagens domésticas e internacionais de ida e volta para os EUA; orientação pré-partida em São Paulo; ajuda para a obtenção de visto para participar no programa; custos com a instalação do programa nos EUA (agenda de atividades, coordenadores, transporte local, etc.); hospedagem e alimentação; seguro saúde para a viagem; kit básico com roupas de inverno; cartão telefônico para ligações para o Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.