Saúde

Secretaria de Saúde inicia processo para equipar UPAs

Ao todo, serão licitados 10 lotes, somando 105 itens. Primeiro pregão ocorre na próxima semana.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h53

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou os pregões para compra de equipamentos para as oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que estão sendo construídas no Maranhão. Inicialmente, as UPAs tipo II, do Anjo da Guarda e Parque Vitória, em São Luís, e dos municípios de Imperatriz e Coroatá receberão os primeiros equipamentos. Ao todo, serão licitados 10 lotes, somando 105 itens, como móveis de escritório, hospitalares, eletrodomésticos e equipamentos de informática. O primeiro pregão ocorre na próxima semana e contemplará 10 lotes.

Serão adquiridos processadores de filme de raio-X, glicosímetros, aparelhos de pressão arterial, estetoscópios, laringoscópios, colares de imobilização cervical, talas de imobilização, ressuscitadores manuais, aventais de chumbo, além de materiais como tesouras, pinças e bandejas. O pregão possui um valor global de R$ 1.032.922.

O projeto UPA 24h é uma iniciativa do governo federal em parceria com o governo estadual, para reorganizar o fluxo do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). As Unidades oferecem assistência de urgência 24h e ajudam a desafogar os prontos-socorros dos hospitais, reduzindo as filas.

O secretário adjunto de Saneamento e Vigilância em Saúde, Jorge Luiz Mendes, explicou que as UPAs do Anjo da Guarda, Parque Vitória e do município de Coroatá terão os prédios entregues pelo Departamento de Engenharia da SES ainda este mês. As dos municípios de Imperatriz e São João dos Patos serão entregues no fim do mês de julho; e as de Codó, Timon e do bairro do Olho d’Água, em São Luís, serão entregues em agosto.

Com informações da SES.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.