Exposição

Exposição itinerante sobre Josué Montello vai a Viana

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h56

SÃO LUÍS - Após a exposição na Academia de Bombeiros Militar, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros e no Colégio Militar Dois de Julho, a Casa de Cultura Josué Montello (CCJM) se prepara para levar a mostra sobre a vida e obra do escritor maranhense Josué Montello para o município de Viana, a partir desta segunda (26) até a sexta-feiras (30). Durante cinco dias, a população poderá conferir a programação no Centro de Treinamento Sagrado Coração de Jesus, localizado na Praça da Matriz, em Viana.

A mostra, que retrata momentos da vida literária e profissional do escritor, é composta por painéis com fotografias, recortes de jornal, correspondências e artigos, livros, entre obras do próprio autor e de outros escritores maranhenses, além de um vídeo documentário.

Segundo a diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Maria de Souza, além do acervo fotográfico e literário, a programação da mostra inclui palestras sobre a trajetória artística do escritor, os temas abordados em seus romances e as ações desenvolvidas pela CCJM. “Muitas pessoas ainda desconhecem Josué Montello. Nossa intenção é propagar o que o escritor representa para o Maranhão. Por isso, ao sair da exposição, cada visitante recebe uma cartilha sobre a biografia, cronologia e bibliografia do autor”, destacou.

Além do material que é entregue para o visitante, a Casa de Cultura fará a doação de dois kits que incluem livros de escritores maranhenses e obras de Josué Montello. “A doação será para a Associação e para a Biblioteca Pública de Viana”, ressaltou.

Monitorada por uma equipe de técnicos da CCJM, a exposição já percorreu escolas, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e espaços culturais de vários municípios maranhenses. “Além dos livros e fotos de Josué Montello, também apresentamos publicações de outros autores que fazem parte do acervo da Casa”, disse a diretora.

A itinerância das exposições conta com as parcerias das Academia de Letras do Maranhão, prefeituras municipais, instituições de ensino e espaços de cultura. Os interessados em receber a exposição devem entrar em contato com a Casa de Cultura Josué Montello pelo telefone (98) 3218-9945 ou pelo e-mail ccjm@yahoo.com.br

História

Localizada na Rua das Hortas, 327, no Centro de São Luís, a Casa de Cultura Josué Montello integra o sistema de cultura do Estado do Maranhão. Criada pela lei nº 4.351, de 31 de outubro de 1981 e inaugurada em 23 de janeiro de 1983, a casa foi inicialmente instalada no Largo do Ribeirão, onde hoje funciona o estúdio de gravação da Escola de Música Lilah Lisboa.

Seu acervo bibliográfico contempla, aproximadamente, 60 mil peças doadas em vida pelo escritor Josué Montello. São coleções de livros raros, fotografias, publicações avulsas e periódicas, documentos, fitas, slides, medalhas, placas decorativas, quadros manuscritos e vasta correspondência do escritor.

Com informações da Secma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.