Porto Franco

Ministério Público exige nomeação de delegado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h18

SÃO LUÍS - O promotor de Justiça Newton de Barros Bello Neto, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Porto Franco, ingressou com uma Ação Civil Pública com Pedido de Liminar que visa garantir a nomeação de delegados de polícia para os municípios de Porto Franco, São João do Paraíso, Lajeado Novo e Campestre do Maranhão.

Segundo o promotor de Justiça, a inexistência de delegados de polícia há vários meses está gerando uma situação que beira o caos nos municípios.

No que se refere às crianças e adolescentes, não podem ser denunciados casos de violência ou abuso e nem tomadas as medidas necessárias em casos de atos infracionais.

Newton Bello Neto ressalta que o Ministério Público e o Poder Judiciário não podem ficar inertes diante dessa situação, já que o Estado não tem feito nada para solucionar o problema, o que é seu dever constitucional.

Diante das dificuldades enfrentadas pelo sistema de segurança pública estadual, o promotor da Comarca de Porto Franco pede que seja nomeado, pelo menos, um delegado titular para aquele município, devendo atender, também, às demandas de São João do Paraíso, Lajeado Novo e Campestre do Maranhão.

O pedido formulado pelo Ministério Público dá um prazo de 20 dias para que o problema seja solucionado. Em caso de descumprimento da decisão judicial, o Estado do Maranhão estaria sujeito a uma multa de R$ 40 mil por dia de atraso.

O delegado-geral de polícia civil do Maranhão, Antonio Bezerra informou que nos próximos dias Porto Franco vai receber um novo delegado. O nome do titular ainda não foi divulgado.

"A cidade vai receber delegado porque lá é sede de Comarca. As outras cidades onde o promotor de Justiça exige a nomeação de delegados não devem ser atendidas neste momento", informou Bezerra.

Ontem (15), o governo do Estado fez uma solenidade para apresentar os 58 delegados concursados que fizeram o curso de formação da polícia. Para que comecem a trabalhar precisam ainda apresentar documentos na Secretaria de Segurança Pública e serem nomeados para as delegacias onde atuarão. A data da nomeação dos novos delegados não foi informada.

Com informações do Ministério Público do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.